FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ASAE fiscaliza exploração pecuária e desmantela matadouro ilegal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou, através de uma Brigada da Unidade Regional do Norte – Unidade Operacional de Mirandela, uma operação de fiscalização que resultou no desmantelamento de um matadouro ilegal dentro de uma exploração pecuária, no distrito de Bragança.

No decurso da intervenção foi constatado que ali se procedia ao abate de animais de forma ilícita, camuflada, em local não licenciado para o efeito, e sem condições de higiene adequadas, não sendo os animais sujeitos à inspeção sanitária obrigatória para despiste de doenças.

Da ação, resultou a apreensão de 17 carcaças de cordeiros, bem como, de diverso material de abate, nomeadamente, facas, cutelos, ganchos, brincos e uma balança digital, tendo sido instaurado 1 processo-crime por abate clandestino e suspeita de utilização de carimbo falso. Durante a ação, foi possível ainda verificar a existência de uma carcaça de cordeiro numa arca de refrigeração que ostentava o carimbo de um estabelecimento de abate, havendo indícios da contrafação das marcas oficiais usadas pela inspeção sanitária.

O valor total da apreensão ascende a 950,00 Euros.

Fonte: ASAE