FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ASAE fiscaliza estabelecimento de restauração e apreende 900 quilos de géneros alimentícios

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na sequência de um pedido de colaboração da Administração Regional de Saúde (ARS), realizou, através da Unidade Regional do Sul, uma operação de fiscalização a um estabelecimento de restauração e respetivo armazém de géneros alimentícios, no âmbito da garantia de segurança alimentar, no concelho do Barreiro.

Durante o decurso da ação, foi verificado que o operador económico manipulava géneros alimentícios que se encontravam impróprios para consumo, tendo-se verificado que este não detinha as condições mínimas de higiene e técnico-funcionais para manipular e comercializar géneros alimentícios.

Em resultado da ação, foi instaurado 1 processo-crime por comercialização de géneros alimentícios anormais avariados, tendo sido dada notícia à Autoridade Judiciária competente.

No âmbito da referida ação, procedeu-se à apreensão de 900 quilos de géneros alimentícios de origem animal (pescado e produtos cárneos), no valor estimado de 10.000 euros, que, após serem submetidos a perícia, os géneros alimentícios foram classificados de “anormais avariados” com falta de requisitos e encaminhados para destruição.

Foi ainda determinada a suspensão de atividade até que as inconformidades detetadas sejam corrigidas

Fonte: ASAE