FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

As cinco competências centrais do Grupo CSB-System e os benefícios para os seus clientes

 Graças a uma procura consistente, clientes satisfeitos e um portefólio de soluções que compreende software, hardware, serviços e consultoria de processos empresariais, o grupo de empresas CSB tem vindo a fornecer soluções de gestão para a indústria alimentar, otimizando os processos empresariais e fornecendo vantagens competitivas decisivas para as empresas. De forma muito resumida, citam-se as cinco competências centrais que levaram o grupo CSB a ser o parceiro informático de referência de pequenas, médias e grandes empresas em todo o mundo.

  1. O CSB é um especialista para a indústria alimentar

Os consultores da CSB falam a mesma língua que os seus clientes, porque estão familiarizados com os produtos e processos da indústria alimentar no terreno. Peter Schimitzek, fundador do Grupo CSB, começou a trabalhar na produção de alimentos como aprendiz numa empresa de transformação de carne em tenra idade. Graças à sua intuição e visão, lançou uma das primeiras soluções completas específicas de TI para a indústria alimentar em 1984. Desde então, o sistema CSB cresceu e foi expandindo passo a passo para satisfazer as constantes exigências do mercado alimentar e cumprir as suas obrigações regulamentares, apoiando as empresas clientes e antecipando frequentemente soluções.

  1. A CSB fornece as melhores práticas

Já nas suas soluções standard, adotadas pela maioria dos países do mundo, a CSB fornece um conjunto de processos empresariais otimizados, experimentados e testados. Estes são constantemente atualizados para satisfazer as necessidades em mudança do mercado, das empresas e dos legisladores. O planeamento setorial específico torna-se desnecessário, poupando tempo e dinheiro. Como resultado, as empresas que introduziram o CSB-System tornaram o seu negócio mais eficiente, aumentaram e estabilizaram a qualidade dos seus produtos e aumentaram a sua capacidade de supervisão em todas as áreas da empresa.

Não se deve esquecer, de facto, que em 1979, o primeiro módulo de software programado num Commodore por Peter Schimitzek foi precisamente a otimização de receitas. Desde então, o software tem vindo a crescer até à solução completa e integrada de hoje, o que foi conseguido também graças à preciosa colaboração dos clientes. Após 40 anos, o CSB-System é hoje um conjunto único das melhores práticas para a indústria da carne, alimentos e bebidas; é utilizado em todo o mundo e já inclui o know-how adquirido em milhares de projetos pelo mundo.

  1. Extensível por módulos: de um único processo a solução completa

A solução da CSB completa cobre toda a cadeia de abastecimento de qualquer empresa da indústria alimentar: vertical e horizontalmente, do produtor ao consumidor e da máquina ao controlling. O CSB-System mapeia todos os processos empresariais da indústria. Graças à sua conceção modular, os clientes podem introduzir as funções que lhes oferecem o maior valor acrescentado, de forma flexível e em etapas. O nível de segurança do investimento é elevado porque é o software que se adapta às mudanças na empresa e não o contrário. Em geral, não é necessário qualquer software externo adicional. No entanto, se o cliente desejar manter um ERP de grupo existente, a CSB tem interfaces com os ERPs de grupo mais comuns já na sua versão standard. A implementação da solução CSB completa permite às empresas melhorar a eficiência do processo e a qualidade do produto. Redundâncias, dados inconsistentes e trabalho duplo causado pela introdução dos mesmos dados são eliminados porque todas as áreas estão ligadas em rede num único sistema com uma base de dados uniforme.

O CSB-System é capaz de responder a qualquer desafio da indústria alimentar porque um único sistema conta com um portefólio de soluções para as todas as áreas. Estes são os principais módulos do CSB-System:

- Soluções de software para a área de Gestão e Planeamento: Business Intelligence, Contabilidade e Finanças, Gestão da Cadeia de Fornecimento, Gestão das Relações com Clientes (CRM), Recursos Humanos, Sistema de Gestão Documental, Gestão de Processos Empresariais;

- Soluções de software para áreas de Gestão da Fábrica: Compras, Armazém, Distribuição, Vendas, Produção, Etiquetagem, EDI, Rastreabilidade, Gestão de Qualidade, Gestão de Manutenção, Gestão de Materiais Perigosos;

- Soluções de software para a área de Execução e Produção: Planeamento e Controlo da Produção, Captura automática de dados com CSB-Rack®, Captura móvel de dados, Sistema de Execução da Produção incluindo Sistema de Controlo da Produção e Gestão da Manutenção;

- Soluções de automação: reconhecimento automático de artigos, classificação e avaliação de matérias-primas, painel de controlo para monitorização em tempo real da eficácia das instalações, departamentos, linhas e máquinas, gestão do fluxo de materiais, gestão automatizada de armazéns, controlo de máquinas e instalações.

  1. Compatibilidade ascendente desde 1985

As atualizações da versão de software ocorrem automaticamente para que a versão mais atualizada do CSB esteja disponível dentro de algumas horas, mesmo que haja extensões de software específicas. Isto permite poupar tempo e dinheiro. Desde 1985, a base técnica do CSB-System tem sido concebida e desenvolvida de modo a que o software possa ser facilmente adaptado e alargado mais tarde. Os mais de dez lançamentos desenvolvidos até à data provam isto: muitos clientes têm crescido com o CSB-System ao longo das décadas.

  1. Todos os serviços numa única solução: software, hardware, serviços e consultoria empresarial

O Grupo CSB oferece aos seus clientes tudo o que precisam: consultoria, software, hardware, hardware de automação industrial, apoio 24/7, formação e até serviços cloud. Os especialistas da CSB estão presentes em todo o mundo e disponibilizam a sua experiência internacional para a implementação de projetos na sua empresa. À medida que a sua empresa cresce e se expande, continuar a utilizar o mesmo software pode ser muito útil e economicamente vantajoso: tem total transparência e conformidade global graças a uma base de dados uniforme e reduz custos e complexidade graças a um parceiro global que trabalha a nível mundial utilizando métodos e procedimentos padronizados. O Sistema CSB está disponível em mais de 30 línguas, é utilizado em 50 países e tem 23 filiais em todos os continentes. O CSB-System é muito mais do que um sistema ERP: é uma solução completa que otimiza a empresa e a prepara para uma maior digitalização e futuras aplicações industriais 4.0.

CSB-System SE

CSB-System SE

An Fürthenrode 9-15

52511 Geilenkirchen

Alemanha

pedro.alvares@csb.com
T: 00351 925 259 833 | M: 00351 925 259 833

www.csb.com

Nota de Redação

Artigo publicado na edição n.º 28 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes contactos:

Telefone 910 641 718

E-mail: redacao@agropress.pt