FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

As 10 Maiores Empresas Cervejeiras do Mundo

Historicamente, a cerveja já era conhecida pelos povos antigos como os sumérios, egípcios e também por nós, os ibéricos, remontando, pelo menos, a 6000 a.C. Depois da água, a cerveja é o segundo líquido mais consumido do mundo. Atualmente, das 10 maiores empresas cervejeiras do mundo, quatro são norte-americanas.

Beer

Anheuser-Busch InBev

A Anheuser-Busch InBev continua a ser a líder no mercado cervejeiro. Com várias marcas importantes, desde a Budweiser ou a Busch, a empresa controlou um quinto da quaota global de mercado, com receitas na ordem dos 43 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2013.

 

SAB Miller 

Apesar de existir ainda discussão acerca da fusão da SAB Miller com a AB InBev, a marca continua a ter gestão própria. Entre as várias apostas em diferentes tipos de bebidas alcoólicas, a empresa conseguiu manter-se como a segunda maior empresa cervejeira do planeta.

 

Heineken NV

A Heineken, com a sua forte aposta no mercado publicitário, reportou um crescimento de 1.3% nas receitas até atingir 28.3 mil milhões de dólares (21.3 mil milhões de euros) no ano fiscal de 2013.

 

Grupo Carlsberg

A Carlsberg situa-se como uma das 4 maiores empresas cervejeiras do mundo e continua a crescer, como comprova o seu sólido aumento de 1% de vendas em 2013, que a empresa atribui ao interesse no mercado asiático. No ano fiscal de 2013, o Grupo Carlsberg reportou receitas no valor de 12.1 mil milhões de dólares.

 

Pabst Brewing Co.

Esta cervejeira americana registou um crescimento significativo nos últimos anos, muito por culpa do seu estauto de marca “pop” e moderna. A Associação de Cervejeiros americana nomeou-a a 3ª maior em termo de volume de vendas.

 

China Resource Enterprise

Ao contrário da Tsingtao, a empresa conterrânea Ciha Resource Enterprise e mais discreta e completamente desconhecida no mercado ocidental, mesmo apesar da joint venture com a SAB Miller. Porém, isto não a impediu de ocupar uma parte significativa da quota de mercado global através de marcas como a CR Snow.

 

Tsingtao Brewery Co. Lda.

A segunda maior cervejeira chinesa continua a assumir destaque no panorama global, tanto na China como em algumas regiões estrangeiras, apenas praticamente “à custa” de uma única marca. A Tsingtao Brewery assistiu a um crescimento significativo no ano fiscal de 2013, declarando receitas de 4.6 mil milhões de dólares.

 

Asahi Breweries

A maior empresa japonesa de cervejas vivenciou um bom ano devido à recuperação económica e ao redirecionamento e reforço da sua marca. O ano fiscal de 2013 da Asahi representou um modesto aumento de 0.4% nas vendas de bebidas alcoólicas, que a própria marca atribui ao aumento da procura. Esta foi a primeira subida registada na última década.

 

Yuengling

Esta empresa produtora de cerveja prefere manter os valores de faturação e lucros distante do conhecimento público, mas os peritos sabem que a marca é valiosa devido ao reconhecimento da marca, baixos custos de produção e grande volume de vendas. Este ano a Associação dos Cervejeiros do0s EUA nomeou-a como a 4ª maior naquele país em termos de volume de vendas.

 

Boston Beer Company

O crescimento do mercado de cerveja artesanal tem sido uma boa notícia para esta empresa norte-americana, mais conhecida para os consumidores pela sua marca Samuel Adams. Graças a um crescimento exponencial e um aumento da procura global no setor, a Boston Beer Company produziu 2.5 milhões de barris e reportou 793.7 milhões de dólares de receitas para o ano fiscal de 2013, mais de 200 milhões de dólares do que no ano transato.

Ler mais aqui.