FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Aqui é Fresco celebra o seu 10.º aniversário

Para dar mais voz ao comércio tradicional português, em 2011 nasceu a rede Aqui é Fresco, uma organização voluntária desenvolvida pela UniMark, com o objetivo de abastecer lojas mais pequenas e fazer frente aos grandes distribuidores – com 727 super e minimercados distribuídos a nível nacional, oferece desde há precisamente 10 anos uma garantia de confiança e compra acertada junto dos milhares de clientes que todos os dias acorrem a estes estabelecimentos de proximidade com a insígnia Aqui é Fresco.

Aqui É Fresco

De forma equilibrada e com os valores que desde sempre pautam o seu posicionamento, o negócio desta rede de retalho «desenvolveu-se organicamente ao longo dos anos, com o número de novos aderentes a aumentar de forma consolidada, obrigando a apostar, ainda mais, numa dinamização adaptada ao mercado atual», refere João Vieira Lopes, Diretor-Geral da UniMark.

Nos dias de hoje e já com mais de 720 estabelecimentos espalhados de norte a sul do País, a rede criada pela UniMark é considerada a maior cadeia de comércio independente em Portugal, «fruto de uma expansão estratégica e ponderada aliada a muita dedicação de todos aqueles que fazem parte do negócio», salienta por sua vez Carla Esteves, Diretora Executiva da rede Aqui é Fresco.

«É com especial orgulho que assinalamos mais um aniversário, após um ano particularmente difícil que comprovou a importância do comércio de proximidade para todos os portugueses», acrescentou a responsável, fazendo ainda questão de garantir que acredita que 2021 «será o ponto de viragem no comércio independente em Portugal». “Este é o canal de comercialização do presente e do futuro”, remata a Diretora Executiva.

A UniMark criou este projeto, arrancando com 113 lojas, número esse que, ao longo de 10 anos, foi aumentando ao atingir em 2020 um total de 727 super e minimercados - prevê-se que, este ano, mais 50 estabelecimentos se juntem à rede. O preço competitivo, a imagem apelativa, o serviço personalizado e as soluções integradas de comércio são alguns dos pontos fortes que fazem jus ao lema “Perto e de Confiança”, que contribui para uma identidade própria de cada loja, onde cliente e lojista se conhecem pelo nome.

Às lojas aderentes são garantidas condições especiais, publicidade, descontos e ofertas exclusivos em artigos selecionados. “Somos a solução certa para quem procura desenvolver o seu negócio na área do retalho”, salienta a Diretora Executiva da Aqui é Fresco, daí o crescimento exponencial que a rede tem vindo a consolidar desde a sua criação. 

Após a realização da Convenção Anual da rede Aqui é Fresco em formato online - ocorrida em setembro do ano passado e a primeira digital do retalho alimentar no País - e com o ano ainda a iniciar, os responsáveis da Aqui é Fresco consideram que a rede «está cada vez mais preparada para dar resposta às exigências do atual mercado dos pequenos retalhistas», o qual tem vindo a ganhar especial relevância nos tempos mais recentes, sobretudo por força das restrições impostas pela pandemia que está a atingir todo o mundo. Aliás, de acordo com um estudo recentemente divulgado pela Nielsen (Barómetro Covid-19) o comércio de proximidade apresentou um crescimento de cerca de 20% face ao período homólogo do ano anterior, na sequência de ter atingido uma grande visibilidade entre os consumidores face à possibilidade de deslocações mais próximas de casa. 

Este 10.º aniversário será ainda alavancado por uma ação promocional a nível nacional, que decorre entre os dias 18 de janeiro e 21 de fevereiro 2021, apoiada através de folhetos especiais, um por cada quinzena, e ainda com sorteios através do site Aqui é Fresco. A campanha tem por objetivo dinamizar as vendas das lojas aderentes da rede e apoiar a conquista e fidelização de clientes.