Aplicação tecnológica da Foodintech n’ A Saloinha
Com 75 colaboradores, “A Saloinha” dedica-se ao fabrico, embalamento e distribuição de batatas fritas, batatas-doces fritas e pipocas de vários sabores, sendo administrada pela esposa e pelos quatro filhos do fundador Amilcar Filipe. Inês Filipe, Diretora de Qualidade, Desenvolvimento e Ambiente fala-nos sobre a empresa e a implementação do Flow – o software da Foodintech.
“A Saloinha” é uma empresa familiar 100% portuguesa fundada em 1988 por Amilcar Filipe (1953-2020), um jovem carpinteiro de profissão que sonhava com o seu próprio negócio. Descendente de famílias de padeiros, começou por apoiar a sua mãe no fabrico do tão conhecido ‘Pão de Mafra’ que depois distribuía com a ajuda da sua esposa. Ao perceber a oportunidade de negócio junto das churrasqueiras e estabelecimentos que fornecia tomou a iniciativa de produzir e embalar batatas fritas.
Fruto do seu empenho e da confiança dos seus consumidores, é atualmente uma marca bem classificada a nível nacional, que procura aliar know-how, inovação e tradição às exigências e necessidades do mercado. Além dos produtos de marca-própria a empresa aposta ainda no desenvolvimento de novos produtos em parceria com os seus clientes, sendo neste momento fabricante de mais de 25 produtos private label.
A Saloinha trabalha com alguns dos principais players do setor do retalho alimentar em Portugal, disponibilizando os seus produtos na maioria das suas lojas a nível nacional. Encontra-se ainda presente no setor grossista e em estabelecimentos comerciais particulares por todo o país. Dispõe ainda de uma loja online focada na venda direta ao consumidor final (B2C). Neste momento, exporta alguns dos seus produtos para França, Itália, Países Baixos e Moçambique.
SOFTWARE DA FOODINTECH
“Conhecemos a Foodintech na sequência de algumas consultas de mercado na procura de um software de controlo de produção. Surgiu o nome da Foodintech, agendámos uma reunião com o Miguel Fernandes e foi-nos apresentado o Flow M”, revela Inês Filipe.
A Saloinha tem uma postura exigente e perfecionista no que toca ao controlo dos seus processos e produtos. “Embora estivéssemos bem organizados, com o crescimento da empresa e a maior complexidade de processos, começámos a sentir a necessidade de implementar um software que nos auxiliasse nas decisões e nos permitisse trabalhar com dados confiáveis e imediatamente disponíveis. Além disso, procurávamos um rápido sistema de rastreabilidade, a gestão e atualização permanente dos stocks e a desmaterialização de toda a carga documental em papel que vínhamos acumulando e era cada vez mais difícil de gerir. Entre os motivos referidos, acrescento a análise de custos por lote que foi, sem dúvida, o ponto fulcral que nos levou a escolher a Foodintech e avançar com a implementação do Flow.”
FLOW: BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO
“Sentimos uma melhoria no desempenho geral e na rentabilidade, uma vez que a recolha de dados possibilita um controlo mais rigoroso dos processos e nos permite analisar e agir com maior detalhe, implementando todas as medidas necessárias à concretização dos nossos objetivos. Adicionalmente, o Flow veio melhorar as interações e a comunicação entre os vários setores, além de diminuir significativamente a repetição de algumas tarefas, permitindo alocar esse tempo a uma maior análise com vista à melhoria contínua. Em suma, com o Flow sentimos uma maior fiabilidade dos dados recolhidos, o que nos permite tomar decisõesn atempadas e com maior segurança e assertividade”, explica a diretora de qualidade.
ACONSELHARIA A FOODINTECH?
“Sim. O Flow é uma ferramenta intuitiva, adaptável a inúmeras realidades, muito centrada no chão de fábrica e que respeita o operador e prioriza a informação por ele introduzida. A implementação do Flow na Saloinha tem sido um processo moroso e complexo, que tem exigido da nossa parte uma grande dedicação, conhecimento e tempo. No entanto, quando constatamos a melhoria efetiva nos controlos e a simplificação dos processos é recompensador. O acompanhamento que é disponibilizado pela equipa da Foodintech, com a nomeação de um gestor específico, é muito personalizado e centrado em cada cliente, o que facilita muito a comunicação e a implementação de todo o fluxo produtivo. Sem dúvida que é um processo contínuo, com o surgimento constante de melhorias e novas necessidades, mas no geral estamos muito satisfeitos com a nossa parceria com a Foodintech, e fazemos votos para o crescimento mútuo de ambos”, diz.