FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Alternativas ao plástico

As preocupações ambientais ganham cada vez mais preponderância num mundo onde são cada vez mais notórias as mudanças climáticas provocadas, principalmente pela ação do homem. Venha conhecer como pode diminuir o impacto ao nível das embalagens de plástico no supermercado e na indústria alimentar, muito estimulado pela nova legislação que entrará em vigor em 2022.

Sacos de pano

Já existiam antes dos sacos de plástico, mas caíram em desuso. É um bom momento para voltar com os sacos de panos. 

Palhinhas de inox, bambu ou comestíveis

Uma das utilizações mais criticadas de plástico remete ao uso de palhinhas. Palhinhas em inox e bambu são reutilizáveis. Já as comestíveis podem ser feitos de massa ou outros géneros alimentícios. 

Embalagens para acondicionamento e embalamento

Já existem soluções para as mais variadas situações. Estes novos recipientes são feitos de materiais alternativos. Por exemplo, já é possível encontrar no mercado embalagens feitas à base de aparas de madeira, com propriedades semelhantes à do plástico, sendo resistentes ao azeite, vários tipos de molhos e impenetráveis ao oxigénio.

Uma outra alternativa interessante são as embalagens produzidas com materiais provenientes de plantas, tais como, celulose ou folha de palma, compostáveis e biodegradáveis.

As alternativas também estão cada vez mais acessíveis. O desafio para cada operador passa por experimentar as diferentes opções disponíveis para encontrar a solução que mais lhe for conveniente, tendo em conta o manuseamento pretendido ao género alimentício. 

FONTE: Revista AIPAN (Associações dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte