FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

«AlimentAÇÃO! Local», um guia sobre políticas públicas locais e circuitos curtos

Está disponível, para leitura e download, o guia AlimentAÇÃO! Local: guia para construir políticas públicas e circuitos curtos agroalimentares para realizar o Direito Humano à Alimentação Adequada. Esta publicação foi elaborada no âmbito do projeto “AlimentAÇÃO! – Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada”, financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), no âmbito da medida 20.2.3. Assistência Técnica Rede Rural Nacional – Área 3 do PDR 2020.

alimentos

Este guia pretende contribuir para o reforço das capacidades globais de todos os atores interessados em trilhar o caminho de construir políticas e programas no âmbito dos circuitos curtos agroalimentares e na concretização do direito à alimentação adequada, sejam eles atores governamentais, agentes de desenvolvimento local, cidadãos e cidadãs e outros atores relevantes para o sistema alimentar local de dado território. O objetivo desta publicação é apoiar essa trajetória, pois passar da mitigação de externalidades para a transformação do sistema, visando a realização efetiva do direito humano à alimentação adequada, implica uma abordagem mais ampla e holística do sistema alimentar.

O guia inicia-se pela exposição da relação positiva entre sistemas alimentares sustentáveis, circuitos curtos agroalimentares e o Direito Humano à Alimentação Adequada para, em seguida, abordar a construção de políticas públicas alimentares e respetivos mecanismos de governança a nível local, versando assim sobre o processo de construção, implementação e monitorização de Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA), Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Locais de Alimentação e Nutrição, baseadas no Direito Humano a uma Alimentação Adequada.

Entidades parceiras: ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, a ACTUAR – Associação para a Cooperação e Desenvolvimento, o Colégio F3 – Food, Farming and Forestry, e os municípios do Fundão, São Pedro do Sul, Vinhais, Idanha-a-Nova, Tavira e Torres Vedras,

Saiba mais sobre este guia aqui.

Mais informação sobre o Projeto AlimentaAÇÃO! encontra-se disponível aqui.