FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Agroalimentar: Taste Up em marcha

Roadshow nacional inicia dia 1 de setembro, em Nelas, integrando a Feira do Vinho do Dão.

taste up

O TASTE UP, programa de aceleração promovido pelos Territórios Criativos, o Turismo de Portugal e a APTECE, desenhado para apoiar, através de formação e mentoria, projetos de empreendedorismo na área do Turismo Gastronómico, abriu candidaturas no dia 30 julho, no Museu da Cerveja, local icónico de Lisboa que faz jus aos objetivos do programa: aliar a tradição à inovação na gastronomia e trabalhar as tendências do futuro do turismo gastronómico, explorando e aplicando conceitos inovadores.

Durante o lançamento, que contou com meia centena de pessoas, Luís Matos Martins, administrador dos Territórios Criativos, empresa de consultoria, formação e inovação, deu o pontapé de saída, anunciando que «este é um dos 3 programas aprovados pelo Turismo de Portugal, no âmbito do protocolo FIT – Fostering Innovation in Tourism, a par do Tourism Up e do Net Me Up».

Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação, esclareceu que «o programa FIT visa dinamizar novos projetos disruptivos de base turística e estimular o ecossistema empreendedor através do apoio ao desenvolvimento de ideias e de modelos de negócio que possam gerar soluções inovadoras para o setor do Turismo» e que «os programas dinamizados pelos Territórios Criativos impactarão diretamente em cerca de 100 startups».

José Borralho, Presidente da APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, co-promotora do Taste Up, reforçou que o turismo em Portugal e estes programas «são uma janela de oportunidades para os empreendedores, na medida em que “nós não somos 10 milhões, mas sim 30 milhões, pois temos de incluir os 20 milhões que visitam o país atualmente».

Teresa Preta, coordenadora do Taste Up, anunciou a abertura das candidaturas e adiantou que «a partir de dia 1 de setembro, iremos estar em roadshow por 8 municípios, onde iremos apurar 8 dos 10 finalistas que irão participar gratuitamente no programa de aceleração, cujos bootcamps serão em Alvaiázere, uma semana após o Festival do Chícharo, e em Coruche, integrado nas jornadas gastronómicas Sabores do Arroz, de onde provirão os outros 2 finalistas».

Os empreendedores interessados, podendo ser de qualquer parte do país, deverão candidatar-se às oficinas de seleção de projetos através da página de Facebook do Taste Up [ou através dos links abaixo], sendo obrigatória a sua presença física no dia da seleção, cujos critérios de avaliação são os referenciados pela RNI - Rede Nacional de Incubadoras.

Os vencedores das oficinas terão acesso direto ao programa de aceleração, com alimentação (durante os períodos de trabalho) e estadia incluídas, a nos dias 11 e 12 outubro, em Alvaiázere, e 8 e 9 novembro, em Coruche.

O grande vencedor do Taste Up será apurado no dia 12 de dezembro, no Palácio Correio-Mor, em Loures, numa sessão de pitch & tasting, em que os empreendedores irão fazer a apresentação dos seus projetos perante um júri constituído por investidores, chefs, gestores de empresas e representantes de instituições públicas e privadas. Esta sessão ocorrerá em simultâneo com a final do Tourism Up, estando por isso cerca de 45 municípios representados.

O vereador António Pombinho, da Câmara Municipal de Loures, encerrou a sua intervenção dizendo que o município irá acolher a final do Taste Up e Tourism Up por serem programas que vão ao encontro dos objetivos do Ecossistema de Inovação do município, onde se inclui a incubadora de negócios Loures INOVA, para projetos do agroalimentar, logística e transportes.

Saiba mais aqui.