Agroalimentar: CPLP promove I edição do Agrofórum

A I edição do Agrofórum CPLP tem lugar nos dias 26, 27 e 28 de outubro, no grande auditório da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. A iniciativa, da Câmara Agrícola Lusófona (CAL), irá ter como tema central “A dinamização do agronegócio na CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”.

agronegocio

A organização justifica a realização do evento pelo facto de «a realidade do setor agroalimentar, dentro dos países da CPLP, necessita dum debate sério, pragmático e construtivo por parte dos seus principais atores: empresários, líderes associativos ou financeiros e responsáveis políticos». Tudo, lê-se no site do evento, «por forma a reforçar o seu papel e sua contribuição para o desenvolvimento económico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa».

É neste quadro que surge o «Agrofórum» da CPLP, «o único fórum da área apoiado quer pela CPLP, quer pela CE-CPLP – Confederação Empresarial da CPLP». Sob o lema “dinamizar o agronegócio na CPLP”, o evento tem como «objetivo destacar as oportunidades no agronegócio nos países do espaço lusófono, motivando os agentes do sector através da demonstração do saber de experiências feito».

«E construir um Mecanismo para Facilitação da Participação do Setor Privado no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP e na implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade», avançam os promotores.

“O potencial do Agronegócio na CPLP”, “Oportunidades e Constrangimentos na CPLP”, “Empreendedorismo, Marketing e Finanças – Novas Abordagens e Soluções“ e “A Importância da iniciativa privada no desenvolvimento da CPLP” são alguns dos temas em debate.

Aceda ao programa aqui.