FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Advanced Products Portugal promove debate sobre inovação na exportação nacional

  • 25 setembro 2019, quarta-feira
  • mercados

O papel da inovação na logística foi o mote para a I Innovation Lab Talks. A sessão foi promovida pela APP (Advanced Products Portugal), em parceria com a APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA) , a Universidade Católica do Porto e a AEP (Associação Empresarial de Portugal). O evento aconteceu no Porto de Leixões, em Matosinhos. 

Durante o debate, discutiu-se a importância da inovação logística na resposta aos desafios colocados pelas alterações climáticas ao transporte de mercadorias, sobretudo alimentares. Reunindo representantes do setor agroalimentar, da AEP e do transporte marítimo, o encontro procurou "contribuir para a procura de soluções para os principais desafios logísticos que os exportadores nacionais enfrentam na sua atividade diária", é possível ler-se no comunicado emitido pela APP.

Os participantes concordaram que as alterações climáticas, evidenciadas ao longo da última década, representam um desafio adicional também no setor da logística e que existe uma necessidade do setor se inovar e adotar novas formas e metodologias de monitorização e gestão de toda a cadeia de valor.

É necessário também que se aumente a consciencialização do papel de cada player na cadeia de valor dos produtos, assegurando a qualidade no momento da entrega final. 

"A comunicação e um acompanhamento contínuo revelam-se elementos preponderantes entre fornecedores, transportadores e clientes. Só uma comunicação completamente fluída e transparente possibilita identificar e solucionar problemas de forma eficiente", concluem.