FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Açores vão apresentar candidatura para campanha de promoção de laticínios e vinho

Os Açores vão apresentar uma candidatura a fundos comunitários para uma campanha de promoção dos laticínios e vinho regionais em mercados como os Estados Unidos, Canadá e Macau.

«A região vai apresentar uma candidatura que fará a promoção dos produtos lácteos e também do vinho, porque entendemos que pode associar-se bem o vinho ao queijo, e pode ser também uma oportunidade, por via disso, de encontrarmos novos mercados», afirmou aos jornalistas o secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, à margem da reunião do Centro Açoriano do Leite e Laticínios, em Ponta Delgada.

Segundo João Ponte, entre os mercados-alvo estão os Estados Unidos, Canadá e Macau, assinalando tratar-se de «uma oportunidade do ponto de vista da indústria encontrar novos mercados», desafio que classificou de «extremamente importante» para valorizar os produtos lácteos produzidos na região.

«Acho que é uma oportunidade que o setor tem, de procurar novos mercados e ter fundos comunitários que financiam esse tipo de campanha», adiantou, justificando a escolha daqueles mercados com a presença de portugueses e o potencial que representam.

Para o governante, «não faz sentido» esta promoção na Europa, dados os excedentes. «Temos de ir procurar mercados que sejam capazes de valorizar os nossos produtos», acrescentou João Ponte.

O Centro Açoriano do Leite e Laticínios tem por missão acompanhar e intervir no setor do leite e laticínios da região, tendo assento neste organismo o executivo regional, a produção e a indústria. Os Açores, com 2,5% do território nacional, produzem cerca de 30% do leite do país e 50% do queijo.

Fonte: Lusa