FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Açores: programa “Leite Vacas Felizes” é referência mundial

O Programa Leite Vacas Felizes é já considerado uma referência a nível mundial. A BEL Portugal aposta na qualidade alimentar e no bem estar animal.

vacas

Quando a ideia surgiu, pela primeira vez, não se pensava num projeto com um impacto tão grande.

«O nosso objetivo inicial foi apenas ter um leite de melhor qualidade. Por isso, quisemos ir perceber quais as melhores práticas a nível internacional no setor. Saber o que estavam a fazer as nossas marcas predilectas», conta Ana Cláudia Sá, diretora-geral da BEL Portugal.

«E de repente, começámos a identificar uma quantidade de tendências». Uma delas foi a preocupação crescente da população em relação a boas práticas alimentares. Outra assenta no respeito pelo ambiente e bem estar animal.

A empresa reparou também que a pastagem era vista no mundo inteiro como uma prática de excelência, enquanto que em Portugal ainda estava muito associada a um método tradicional, quase ultrapassado.

«Quando soubemos disto, pensámos logo nos Açores. Com a qualidade do arquipélago, seria possível pôr as vacas a pastar nos prados o ano inteiro», recorda Ana Cláudia Sá. Foi o ponto de partida. Hoje essa é a bandeira da marca: «vacas felizes que vivem ao ar livre e comem erva fresca 365 dias por ano», dizem as embalagens.

O Programa Leite Vacas Felizes, assente na colaboração entre a BEL Portugal e 380 produtores de leite dos Açores, é sustentado por cinco pilares.

Para começar, pretende garantir pastagens sustentáveis. «Garantimos os tais 365 dias do ano com diferentes tipos de plantas, que sejam completas para a alimentação animal, e que estejam disponíveis durante todo o ano. Temos a sorte de os Açores serem uma excelente base para isso, no meio do Atlântico Norte, sem poluição, com muitas pastagens disponíveis, onde as nossas vacas podem viver ao ar livre», conta a diretora-geral.

As pastagens estão também relacionadas com o segundo pilar da iniciativa: o do bem-estar animal. A BEL Portugal assume a vontade de querer estar na vanguarda mundial no que diz respeito ao cuidado com as vacas. «Para isso temos um protocolo com a Universidade Veterinária de Lisboa e implementamos algumas práticas inovadoras, para que os nossos animais sejam não só mais saudáveis, mais também mais felizes». A maior inovação prende-se com a rotina das manadas. As vacas vivem completamente em liberdade, desde que são bezerros, ao contrário do que se passa na maior parte da Europa Continental.

O terceiro pilar do programa é a sustentabilidade ecológica. «Temos uma preocupação ambiental e trabalhamos com o Instituto Superior Técnico para estudar a minimização do impacto ambiental, seja em termos de gestão de água, de desperdícios, entre outros». Ana Cláudia Sá garante que os produtores, para continuar ligados ao programa, têm que implementar estas práticas. O quarto pilar é o da segurança alimentar. «Envolve tudo o que é regras de higiene e segurança dentro da exploração», assegura a responsável.

Por último, o quinto pilar é o da eficiência económica. «Ajudamos os produtores a terem uma gestão eficiente da exploração. Pagamos por este leite muito, que é mais exigente, mais 10%. Ou seja, o retorno do investimento do produtor também é muito melhor».

O Programa Leite Vacas Felizes foi lançado em janeiro de 2015 e, segunda a diretora-geral da BEL Portugal, é uma iniciativa de melhoria contínua.

Fonte: Dinheiro Vivo