Açores: Governo regional defende aumento do preço do leite no Pico

O secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, defende que é necessário a indústria aumentar o preço do leite na ilha do Pico, como forma de compensar os produtores pelos sacrifícios feitos durante os últimos tempos.

acores

«Com a nova fábrica (da Leite Montanha), que vai ser inaugurada no próximo dia 5 de outubro, tem de haver um sinal claro, objetivo e positivo da indústria. Quero com estas palavras dizer, que não há condições para manter o preço do leite como se têm mantido», afirmou João Ponte, que participou, este domingo, no Dia do Agricultor, organizado pela Associação de Agricultores da Ilha do Pico.

Depois do investimento realizado na modernização da fábrica da Leite Montanha, com o apoio do Governo Regional, João Ponte considerou que é preciso que todos estejam unidos na viabilização do investimento e na sustentabilidade do setor leiteiro na ilha do Pico, sendo para isso ^«preciso dar um estímulo aos produtores de leite, que apesar das dificuldades nunca desistiram».

«Agora é preciso dar um sinal ao setor e isso faz-se aumentando o preço do leite na ilha do Pico. Estou profundamente convencido e com forte esperança que no dia 5 de outubro a Leite Montanha anuncie este aumento», referiu o governante açoriano.

Para o secretário regional da Agricultura e Florestas trabalhar hoje na Agricultura é um desafio constante, mas no Pico o desafio é ainda maior, devido às condições particulares da ilha, como a orografia, a qualidade dos solos, as distâncias e as dificuldades no acesso à água.

Fonte: Açoriano Oriental