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Revista TecnoAlimentar

A pioneira da logística colaborativa em Portugal é especializada na entrega de produtos frescos

 Já a operar em três cidades, a Shopopop é a plataforma que promove entregas de proximidade, seguras e sustentáveis, entre vizinhos

Com a promessa de revolucionar o sistema de distribuição e logística do mercado nacional, particularmente do setor de frescos, a Shopopop é a primeira empresa de entregas colaborativas ao domicílio a atuar em Portugal, já implementada em Lisboa, Montijo e Setúbal, onde garante entregas no próprio dia, flexíveis, económicas e sustentáveis.

 Se nas mais variadas áreas da vida quotidiana, a tecnologia é utilizada para encontrar soluções e dar respostas mais rápidas e eficazes, porque seria a logística exceção? Precisamente neste sentido, a Shopopop, líder europeia de entregas colaborativas entre particulares, chega a Portugal para demonstrar que o seu modelo de delivery é uma solução segura, rápida – assegurando entregas a partir de duas horas após a receção de pedido – e sustentável, sendo as entregas realizadas por Shoppers (pessoas comuns) que rentabilizam os seus trajetos diários e tempos livres para ajudarem a sua comunidade e, em simultâneo, terem um rendimento extra.

 Nos primeiros meses de operação, conta já com parceiros da grande distribuição alimentar,  como lojas Minipreço, E.Leclerc, Meu Super e MyAuchan, e outros pequenos negócios do setor de frescos e cabazes, como a Mercearia Miam. O modelo da Shopopop é desenvolvido de raíz como uma solução para entrega de produtos frescos, uma vez que o trajeto desde a loja até à morada do cliente é feito sem paragens, e a utilização do carro enquanto modo de transporte permite encomendas de volume maior.

 Amaury Boulnois, diretor do negócio de frescos Potimarron, parceiro da Shopopop desde 2019 em França, explica: “Costumávamos fazer entregas com os nossos próprios estafetas e os nossos camiões, o que trazia restrições de volume, uma vez que um camião não podia entregar mais do que X encomendas por hora. Recorremos à Shopopop porque queríamos mais liberdade em termos de volume, e também uma maior flexibilidade.” Hoje, o Potimarron oferece aos seus clientes a possibilidade de escolher entre 9 slots horárias de uma hora por dia para receber a sua entrega. Quando trabalhavam apenas com o seu serviço próprio, ofereciam somente uma slot horária de 4 horas.

 Com o serviço de ship from store, os negócios podem aproveitar cada loja ou armazém como centro de distribuição de entregas de proximidade, tanto para pedidos feitos online, como para compras realizadas em loja, diminuindo os seus custos de última milha (onde se concentra 40% do custo total da logística).

“Desde o seu lançamento em França, em 2016, a Shopopop acumulou 1400 parceiros com uma forte presença nas maiores cadeias de grande distribuição, como o Intermarché, E.leclerc e Auchan, contabilizando cerca de 130 mil entregas mensais. Atualmente presente também em Itália, Bélgica, Portugal e Luxemburgo, o sucesso do modelo deriva do crescimento esperado do e-commerce para os próximos anos – o qual foi amplamente potencializado pelo contexto de Covid-19 –, mas também da tecnologia, do foco no cliente, facilidade de implementação, preço reduzido, capacidade de gerir as variações de volume de encomendas e ainda da sua vertente sustentável”, afirma João Sanches, Country Manager da Shopopop em Portugal.

 Verdadeiramente revolucionária e conveniente – possibilitando entregas aos fins de semana e feriados e garantindo precisão horária de entrega ao cliente final, através de mensagens de aviso e possibilidade de monitorização em tempo real na plataforma – a Shopopop aproxima vizinhos e comunidades para assegurar entregas colaborativas eco-friendly, agora em Portugal.