FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

A logística em ambiente de acessos remotos

  • 29 novembro 2016, terça-feira
  • mercados

António Gonçalves, CEO (Chief Executive Officer) do Es-Ko, operador logístico especializado em contextos de situações extremas e locais de acesso remoto, participou congresso da APLOG - Associação Portuguesa de Logística, para dar a conhecer os segredos da gestão logística em contextos adversos.

A empresa garante abastecimento de alimentos a empresas e entidades que operam em ambientes atípicos, como cenários de guerra, calamidade e em países com contextos políticos adversos.

Está sediada no Mónaco e é o maior fornecedor alimentar das forças militares das missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas).

A empresa serve também a indústria mineira e empresas ligadas ao petróleo.

Dando uma noção do valor que este nicho do mercado logístico representa, o português António Gonçalves dá o exemplo das «reservas de gás natural, descobertas recentemente em Moçambique. A área da liquidificação de gás natural [LNG, sigla em inglês] representa investimentos que rondam os dez mil milhões de euros, sendo que 10% do orçamento destina-se à logística. Uma oportunidade de mil milhões de euros».

A Es-Ko garante um serviço “one stop shop” – constrói no próprio local desde o porto ao armazém para abastecimento. Para garantir o fornecimento de alimentos, a empresa opera ainda na área de Retail Service, detendo uma cadeia de supermercados, em exclusivo para as suas atividades.

«O maior desafio nesta área da logística é a constante mudança. Temos que estar preparados para qualquer situação que possa acontecer», destaca o CEO.

Além disso, «para trabalhar neste segmento de nicho no mercado de logística temos que ultrapassar questões de corrupção e situações de tráfico humano, por exemplo, garantindo que não passam pela nossa empresa».

As regiões-chave para o negócio da empresa são Médio Oriente, América do Norte e Sul, Ásia-Pacífico e África Oriental.

Fonte: Hipersuper