A iniciativa +innovation da PortugalFoods
A PortugalFoods estreia a “+innovation”, uma rúbrica semanal criada pelo Observatório PortugalFoods com o objetivo de promover a disseminação de conhecimento relativo ao desenvolvimento de novos produtos e tendências de inovação no setor agroalimentar.
A primeira publicação desta rúbrica explorou o posicionamento funcional nos novos produtos alimentares lançados globalmente. De todos os produtos alimentares lançados no mercado do retalho global, 7,2% mencionavam as suas propriedades funcionais na emabalagem. A região Ásia-Pacífico foi a zona com o maior número de lançamento de produtos funcionais, sendo seguida pela Europa e América Latina.
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A segunda publicação da rubrica "+innovation" analisou o posicionamento natural nos novos produtos alimentares lançados globalmente. De todos os produtos alimentares lançados no mercado do retalho global, 30,6% mencionavam as suas propriedades naturais na embalagem. A América do Norte com a região com maior proporção de produtos naturais neste período de tempo, com mais de 40% dos produtos lançados com posicionamento natural.
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Já a terceira publicação da rubrica "+innovation" apresenta uma análise das farinhas utilizadas nos novos produtos alimentares lançados globalmente. De todos os produtores alimentares lançados no mercado do retalho global, 27,1% continham alguma farinha. Contudo, a utilização tem vindo a decrescer nos últimos cinco anos e em todos os âmbitos. A mais utilizada continua a ser a farinha de trigo e a farinha de espelta está a registar um elevado crescimento.
![PortugalFoods + innovation](/userfiles/image/dropzone/blogs/20200618155344-0.jpg)
A quarta publicação da rubrica "+innovation" é alusiva aos snacks lançados a nível global. De abril de 2019 a março de 2020, cerca de 11,8% dos novos produtos lançados foram snacks. A subcategoria mais ativa são as barras energéticas.
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A quinta publicação da rubrica "+innovation" é dedicada aos produtos de fruta processada lançados a nível mundial. A fruta mais utilizada foi o ananás e o açaí foi a que registou um maior crescimento.
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A sexta publicaçao é dedicada aos produtos de chocolate lançados globalmente. Neste setor, os lançamentos têm sido estáveis nos últimos cinco anos. Entra abril de 2019 e março de 2020, ocorreu a maior percentagem de produtos de chocolate lançados globalmente: 5,3% dos produtos lançados foram de chocolate.
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A sétima publicação concentra-se na análise dos produtos com algas lançados globalmente. Segundo o documento, as algas têm mostrado uma presença estável nos produtos alimentares lançados nos últimos cinco anos.
![Tecnoalimentar](/userfiles/image/dropzone/blogs/20200727122117-0.jpg)
Numa nova publicação da rúbrica "+innovation", a PortugalFoods avalia o posicionamento ético e ambiental nos novos produtos lançados a nível mundial. Segundo os dados, no período de abril de 2019 a março de 2020, 27% de todos os novos lançamentos de produtos tinham esse posicionamento.
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Em seguida, na rubrica "+innovation", a PortugalFoods analisou os novos lançamentos de cerveja a nível global. Entre março e abril de 2020 ocorreu um aumento da aquisição de cerveja, vinho e bebidas espirituosas. Este setor é responsável por 1,6% a 1,8% de todos os lançamentos de Food & Beverage.
![Cerveja](/userfiles/image/dropzone/blogs/20200806101542-0.jpg)
O posicionamento Premium nos novos lançamentos de produtos alimentares é também analisado na rubrica "+innovation". 6,2% dos novos produtos lançados tem este posicionamento.
![Produtos Premium](/userfiles/image/dropzone/blogs/20200820094604-0.jpg)
Na rubrica "+innovation" a PortugalFoods analisou os doces para barrar lançados globalmente. A subcategoria deste produto com mais atividade são as compotas e doces de fruta. A categoria com maior crescimento foram os cremes de frutos oleaginosos.
![Manteiga de amendoim](/userfiles/image/dropzone/blogs/20200831103515-0.jpg)