FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

A iniciativa +innovation da PortugalFoods

A PortugalFoods estreia a “+innovation”, uma rúbrica semanal criada pelo Observatório PortugalFoods com o objetivo de promover a disseminação de conhecimento relativo ao desenvolvimento de novos produtos e tendências de inovação no setor agroalimentar.

A primeira publicação desta rúbrica explorou o posicionamento funcional nos novos produtos alimentares lançados globalmente. De todos os produtos alimentares lançados no mercado do retalho global, 7,2% mencionavam as suas propriedades funcionais na emabalagem. A região Ásia-Pacífico foi a zona com o maior número de lançamento de produtos funcionais, sendo seguida pela Europa e América Latina.

PortugalFoods + innovation

A segunda publicação da rubrica "+innovation" analisou o posicionamento natural nos novos produtos alimentares lançados globalmente. De todos os produtos alimentares lançados no mercado do retalho global, 30,6% mencionavam as suas propriedades naturais na embalagem. A América do Norte com a região com maior proporção de produtos naturais neste período de tempo, com mais de 40% dos produtos lançados com posicionamento natural.

PortugalFoods + innovation

Já a terceira publicação da rubrica "+innovation" apresenta uma análise das farinhas utilizadas nos novos produtos alimentares lançados globalmente. De todos os produtores alimentares lançados no mercado do retalho global, 27,1% continham alguma farinha. Contudo, a utilização tem vindo a decrescer nos últimos cinco anos e em todos os âmbitos. A mais utilizada continua a ser a farinha de trigo e a farinha de espelta está a registar um elevado crescimento.

PortugalFoods + innovation

A quarta publicação da rubrica "+innovation" é alusiva aos snacks lançados a nível global. De abril de 2019 a março de 2020, cerca de 11,8% dos novos produtos lançados foram snacks. A subcategoria mais ativa são as barras energéticas.

+innovation PortugalFoods

A quinta publicação da rubrica "+innovation" é dedicada aos produtos de fruta processada lançados a nível mundial. A fruta mais utilizada foi o ananás e o açaí foi a que registou um maior crescimento. 

Portugaloods + innovation

A sexta publicaçao é dedicada aos produtos de chocolate lançados globalmente. Neste setor, os lançamentos têm sido estáveis nos últimos cinco anos. Entra abril de 2019 e março de 2020, ocorreu a maior percentagem de produtos de chocolate lançados globalmente: 5,3% dos produtos lançados foram de chocolate.

PortugalFoods + innovation