FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Gama de rolos de desvio isentos de manutenção está agora disponível na loja online da igus

Para que os utilizadores possam obter o seu rolo de desvio resistente ao desgaste de forma ainda mais rápida, a igus expandiu a sua loja online para incluir a gama de rolos de desvio iglidur em polímeros de elevada performance. Incluídos na gama estão os rolos de desvio feitos do material azul iglidur A250. O novo tribopolímero é caracterizado pela sua resistência ao desgaste a velocidades elevadas das correias e cumpre ao mesmo tempo os requisitos de conformidade com a FDA e a UE.

Há 10 anos, uma longa duração de vida, baixo desgaste e resistência química a lavagens frequentes foram os fatores decisivos para o desenvolvimento dos Rolos de desvio da igus na indústria de bebidas. Hoje em dia, são utilizados não só na tecnologia de bebidas, mas também em alimentos e embalagens. Os rolos de desvio asseguram que as correias transportadoras são guiadas mesmo a alta velocidade sobre os espaços de transição, mesmo em espaços de instalação limitados.

Desta forma, os produtos são transferidos com segurança de um transportador para o outro. Contudo, não é apenas a segurança da produção cada vez mais automatizada que é procurada; todos os componentes das máquinas e sistemas também devem cumprir os requisitos de higiene e limpeza. Por conseguinte, a igus desenvolveu um total de cinco materiais para rolos de desvio para diferentes cenários de aplicação. Todos os produtos ajudam o utilizador a reduzir os custos, a manutenção e aumentar a duração de vida do seu sistema.

A gama completa de rolos de desvio isentos de lubrificação é agora também oferecida pela igus na sua loja online. Para dimensões especiais, o utilizador pode recorrer ao serviço Tribo-Cut CNC da igus, recorrer à gama de produtos de varões e placas ou mesmo dimensões especiais por injeção.

iglidur A250: rolos de desvio em conformidade com a FDA para contacto com alimentos

Um dos cinco materiais iglidur para rolos de desvio é o iglidur A250. Cumpre os rigorosos requisitos de higiene dos regulamentos FDA e EU10/2011 e é também adequado para velocidades elevadas. Os rolamentos em iglidur A250 requerem apenas uma baixa força de acionamento, devido a uma minimização do coeficiente de atrito. Graças à sua cor azul, também é visualmente detetável. Todos os rolos de desvio iglidur da igus são isentos de lubrificação externa, pelo que são insensíveis ao pó, à sujidade e fáceis de limpar.

A igus examina a longa duração de vida e resistência ao desgaste dos rolos no seu laboratório de testes interno, com 3.800 metros quadrados. A especialista em plásticos pode, assim, fazer uma declaração sobre a duração de vida de todos os rolamentos.