FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FANUC Iberia inaugura as suas novas instalações em Barcelona

A FANUC Iberia, multinacional japonesa do setor da automação industrial, inaugurou oficialmente as suas novas instalações em Sant Cugat del Vallès (Barcelona). Durante 3 dias, a nova sede da FANUC Iberia recebeu mais de 500 clientes que tiveram a oportunidade de conhecer as novas instalações da empresa.

No dia 20 de fevereiro, a cerimónia oficial contou com a presença de David Trabal, Diretor Geral da FANUC Iberia, Marco Ghirardello, Presidente e CEO da FANUC Europe Corporation, Kenji Yamaguchi, Presidente e CEO da FANUC Corporation e como convidado especial Xabier Ortueta, Diretor Geral da AFM (Advanced Manufacturing Technologies).

No seu discurso, David Trabal salientou a importância dos clientes em todas as decisões tomadas para a construção desta nova sede: "Este foi um projeto que começou a ganhar forma em 2017, e que esteve sempre focado na melhoria do serviço ao cliente. Com base neste objetivo, concebemos cuidadosamente todos os espaços que estamos a inaugurar hoje."

Marco Ghirardello destacou a importância do mercado ibérico para a FANUC: "A Península Ibérica é um mercado fundamental para nós e estamos empenhados em fazê-lo crescer juntamente convosco."

Kenji Yamaguchi apresentou as principais inovações da FANUC, como o novo CNC da série FANUC 500i-A, desenvolvido com uma plataforma completamente nova, e o novo controlador de robô "R-50iA" equipado com medidas de segurança.

"Atualmente, estamos a entrar numa nova era de exigências de automação sem precedentes. Para responder a estas exigências, a FANUC continua a criar novos produtos e tecnologias".

Xabier Ortueta apresentou uma reflexão sobre o sector das máquinas-ferramenta, destacando a FANUC "com estas novas e espectaculares instalações, estão a demonstrar o vosso firme compromisso em contribuir para a competitividade do país".

No segundo dia, contámos com a presença de Salvador Giró, Presidente da AER Automation (Associação Espanhola de Robótica e Automação) que, num discurso intitulado "Automação e robotização, elementos fundamentais da competitividade", referiu o facto de que "A robotização, não só no tecido produtivo, mas em todas as áreas da sociedade, marcará uma verdadeira revolução e empresas como a FANUC, que trabalham neste sector, são chamadas a liderar esta transição".

No último dia, a cerimónia oficial contou com os discursos de David Trabal, Diretor-Geral da FANUC Iberia, Mitsuyuki Taniguchi, Vice-Presidente Executivo e CTO da FANUC Europe e Pere Homs, Diretor-Geral do Col.legi d'Enginyers Industrials.

Mitsuyuki Taniguchi apresentou o processo de produção da FANUC no Japão e os principais novos produtos. Pere Homs reflectiu sobre o presente e o futuro da robótica, elogiando também as novas instalações da FANUC: "Hoje estamos a inaugurar um espaço físico espetacular. É espetacular no seu contentor, mas também no seu conteúdo e especialmente na sua conceção".