FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

A carne de porco contribui para uma dieta alimentar equilibrada: Verdadeiro ou Falso?

Os benefícios e os inconvenientes da carne de porco têm sido amplamente debatidos ao longo dos séculos e são objeto de múltiplos mitos, que geram desinformação e confundem os consumidores. Daí que esteja em curso uma iniciativa de esclarecimento da opinião pública - Let’s Talk About Pork From Europe - que tem o propósito de desmistificar algumas das controvérsias mais frequentes, nomeadamente em matéria de benefícios nutricionais.

Let's Talk About Pork From Europe

Benefícios Nutricionais

A dúvida que se impõe de imediato é saber se a carne de porco produzida na Europa é adequada a uma dieta saudável e porquê. A resposta é sim, é adequada a uma dieta saudável, porque obedece às mais rigorosas condições higio-sanitárias do mundo e reúne um conjunto de nutrientes importantes, que contribuem para o equilíbrio do organismo humano.

E quais são esses nutrientes? Como atuam no nosso organismo?

  • Potássio - contribui para o equilíbrio do sistema nervoso e dos níveis de pressão arterial, desempenhando também um importante papel no funcionamento dos músculos;

  • Fósforo – contribui para manter ossos e dentes saudáveis e um bom equilíbrio energético;

  • Zinco - protege as células contra danos oxidativos, desempenhando um papel importante na qualidade do cabelo, da pele, das unhas e da visão;

  • Ferro - contribui para a formação normal de glóbulos vermelho e da hemoglobina e para o trânsito de oxigénio no corpo, diminuindo o cansaço e a fadiga e facilitando o desenvolvimento cognitivo das crianças;

  • Vitaminas como: Vitamina B1 – contribui para o normal funcionamento do coração e do metabolismo energético; Vitamina B3 - reduz o cansaço e a fadiga; Vitamina B6 – ajuda a regular a atividade hormonal e facilita o metabolismo da energia das proteínas e da glucose; Vitamina B12 - protege o sistema imunológico;

  • Proteínas - contribuem para aumentar e conservar a massa muscular necessária para o normal crescimento e desenvolvimento das crianças;

  • Gordura – as gorduras monoinsaturadas contribuem para o equilíbrio do colesterol sanguíneo.

Em conclusão, a carne de porco é uma fonte, muito completa, de proteínas, vitaminas e minerais, indispensáveis ao equilíbrio do nosso organismo.

Diversidade e Sabor

Mas os benefícios da carne de porco não se circunscrevem às suas qualidades nutritivas! A carne de porco é também uma das mais versáteis em termos de confeção, é saborosa e permite uma fácil digestão. Independentemente da forma como é cozinhada – cozida, frita, assada, estufada ou grelhada – mantém sempre intactas as suas características nutricionais, sendo habitualmente muito saborosa.

A aposta da indústria na inovação tem permitido desenvolver derivados de carne, com conteúdos reduzidos ou modificados de nutrientes menos saudáveis, como o sal ou a gordura, o que também confere à carne de porco um estatuto de aliado fidedigno em dietas alimentares mais rigorosas.

Let’s Talk About Pork From Europe

Num mundo onde abundam as mensagens contraditórias, é cada vez mais difícil saber quando é que uma informação é verdadeira ou falsa.

A iniciativa “Let’s Talk About Pork From Europe” esclarece, de forma séria e transparente, o modelo de produção europeu de carne de porco, demonstrando que os padrões de qualidade e segurança alimentar da União Europeia são os mais elevados do mundo e os mais exigentes em termos de bem-estar animal, biossegurança e ambiente.

A campanha de esclarecimento “Let’s Talk About Pork From Europe” arrancou em julho de 2020 e decorre até julho de 2022, em Portugal, Espanha e França, dirigindo-se essencialmente a públicos jovens entre os 18 e os 30 anos.