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Revista TecnoAlimentar

A Brother recebe o Technical Packaging Award no Packaging Contest 2024 no Japão

A Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, ganhou o Technical Packaging Award no Packaging Contest 2024, no Japão, que é organizado pelo Japan Packaging Institute. Este prémio, foi atribuído ao novo material de amortecimento pequeno e leve de celulose moldada, que distingue as soluções de embalamento que se destacam tecnicamente em termos de proteção, conservação e funcionalidade.

Segundo a organização, o produto da Brother é compacto e leve, ao mesmo tempo que mantém o desempenho do amortecimento, reduzindo assim as emissões de CO2 em 33% - durante a produção e noutros processos - e também o tamanho das caixas de embalagem em 7%.

O Japan Packaging Contest, que este ano celebra a sua 46ª edição, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e divulgação de embalagens e tecnologias de embalamento excecionais, avaliando as candidaturas de várias perspetivas e selecionando trabalhos excelentes.

Os prémios dividem-se em três categorias: o Prémio máximo - Japan Star; o Prémio para a Tecnologia de Embalagens, que é concedido a trabalhos que melhoram a funcionalidade das embalagens através de um know-how excelente, e o Prémio da Categoria de Embalagens, que é concedido a trabalhos que contribuem significativamente para a racionalização e melhoria das embalagens. Cada categoria inclui 10 prémios.

O Technical Packaging Award, que a Brother recebeu este ano, é um dos galardões da categoria Packaging Technology Award. Este prémio é concedido a soluções de embalamento que se destacam tecnicamente em termos de proteção, conservação e funcionalidade. 

Desenvolvimento e características

Nas suas atividades comerciais, a Brother está empenhada na utilização sustentável dos recursos, promovendo a utilização de materiais reciclados que não sejam plásticos. Para proteger produtos como as impressoras, a Brother desenvolveu uma pasta moldada feita de papel como alternativa ao poliestireno expandido de plástico. A pasta de papel tradicional tinha problemas com o aumento de tamanho e peso necessários para manter o desempenho do amortecimento, o que levava a maiores emissões de CO2 durante a produção e outros processos. Em resposta, a Brother desenvolveu uma pasta moldada mais pequena e mais leve.

A celulose moldada, recentemente concebida e premiada, otimiza a colocação e a forma, que permite absorver eficazmente os choques sendo apenas colocada nos quatro cantos laterais inferiores e superiores da impressora. Este design melhora a durabilidade ao mesmo tempo que reduz o tamanho em comparação com o design tradicional, reduzindo o material utilizado e o peso em 33%. Além disso, o tamanho permite que o volume das caixas de embalagem seja reduzido em 7%.

Esta redução do tamanho e de peso da fibra moldada reduz a quantidade de recursos necessários para a produção e, em comparação com o design tradicional, reduz as emissões de CO2 em 33%. Além disso, as caixas de embalagem mais pequenas melhoram a eficiência do transporte, o que contribui ainda mais para a redução das emissões de CO2.

O modelo anterior implicava a combinação de diferentes formas de fibra moldada, enquanto este novo modelo utiliza uma forma partilhada para os cantos inferiores e outra para os cantos superiores, o que melhora a eficiência da produção e permite um empilhamento mais compacto durante o seu armazenamento e eliminação.

No desenvolvimento da nova fibra moldada, a Brother também utilizou tecnologia própria para simular impactos como quedas, o que reduziu o número de protótipos necessários. Este fato encurtou o período de desenvolvimento em cerca de 90% - em comparação com a realização de testes como a análise de quedas apenas com protótipos físicos - e também reduziu as emissões de CO2 associadas à produção de protótipos e outros processos.

Este novo modelo de fibra moldada está a ser utilizado na Austrália desde março de 2024 e está prevista a sua implementação em mais regiões no futuro.

A Brother continua a empenhar-se em iniciativas amigas do ambiente em todos as áreas das suas atividades comerciais, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais sustentável.