FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

75% dos portugueses sabem pouco sobre o que andam a comer

No âmbito da campanha de reposicionamento d´A Padaria Portuguesa, está a ser colocada a questão “Sabe o que anda a comer?” para desafiar os portugueses a pensarem no assunto e a tomarem, daqui para a frente, melhores decisões. Para responder a esta pergunta, A Padaria Portuguesa realizou um estudo de mercado em parceria com a Netsonda, sobre os hábitos de alimentação dos portugueses e a principal conclusão é que a maioria sabe pouco sobre o que anda a comer.

Os resultados do estudo mostram-nos que 75% dos portugueses sabem pouco sobre os ingredientes que compõem os produtos que comem fora de casa, sobre as suas origens, os processos de fabrico e o impacto ambiental que têm no planeta.

As principais conclusões apontam para um desconhecimento, mas o bom sinal é que a maioria também está interessada em saber mais, e para isso é preciso disponibilizar informação concreta para que o consumidor possa fazer as suas escolhas de forma consciente. O estudo conclui que 71% dos portugueses querem saber mais sobre os alimentos que consomem por três motivos: porque querem ter uma alimentação mais saudável (81%), consumir produtos de melhor qualidade (73%) e contribuir para um consumo mais sustentável (71%).

A Padaria Portuguesa, na sua política de transparência, disponibiliza toda a informação aos seus clientes e, por isso, já tem online um novo website, com a revelação das matérias-primas, origens, processos de fabrico, produtos que nascem de projetos de economia circular, mas optou por ir mais longe: “Quisemos fazer este estudo de mercado porque queremos contribuir para a alteração de hábitos de consumo dos portugueses. Queremos ser transparentes com os nossos clientes e oferecer-lhes opções variadas, saudáveis e que contribuem para a economia circular”, refere Rita Neto, diretora de marketing d’A Padaria Portuguesa.

Ao focar-se na nova oferta d’A Padaria Portuguesa, o estudo revela que os portugueses comem em média 5 pães e meio fora de casa, por semana, mas quase metade (46%) não sabe qual é a farinha que estes levam. Com a aposta nas farinhas de moleiro na produção de todo o pão e pastelaria, A Padaria Portuguesa quer oferecer opções mais saudáveis e nutricionalmente mais interessantes. Mas o estudo também revelou que 70% dos portugueses inquiridos não sabem o que é farinha de moleiro e 81% desconhecem os benefícios que a farinha de moleiro traz para a sua saúde.

No que diz respeito ao consumo do café, tão apreciado pelos portugueses, as conclusões do estudo apontam que os portugueses bebem em média 8 cafés por semana, mas que 65% desconhecem a sua origem. Ao servir apenas café orgânico, num blend exclusivo de origens responsáveis e certificadas nas suas 59 lojas, A Padaria Portuguesa pretende celebrar o sabor e privilegiar todas as sensações que esta bebida pode proporcionar. Contudo, 66% dos inquiridos não sabem o que é café orgânico e 73% não conhecem os seus benefícios.

Nas saladas que prepara diariamente nas suas lojas e que serve ao almoço, A Padaria Portuguesa inclui cogumelos ostra, produzidos pela Nãm Mushroom Farm, a partir das borras do café orgânico separadas nas suas lojas, num projeto de economia circular que não podia ser mais completo. Este estudo revela que 84% dos portugueses não sabem exatamente o impacto ambiental daquilo que comem e mais de metade não sabe o que é a economia circular.

Os ovos servidos nas lojas d’A Padaria Portuguesa provêm da Quinta da Caramuja, em Gouveia, e são biológicos. Quase metade dos portugueses inquiridos neste estudo não sabe de onde vêm os ingredientes dos produtos que consomem, mas 5 em cada 6 consideram importante serem de origem nacional.

No que diz respeito ao modo de produção, 83% dos portugueses preferiam que os produtos de padaria e pastelaria fossem feitos manualmente, como é o caso dos croissants brioche e de todos os produtos d’A Padaria Portuguesa, mas 80% não sabem como são feitos os produtos de padaria e pastelaria que consomem.

O estudo revela dados interessantes que ajudam agora A Padaria Portuguesa a disponibilizar a informação certa sobre todos os seus produtos no seu novo website.