FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

4.0: como descobrir o software ideal para a sua empresa

Para facilitar a vida dos gestores, a Flow, startup especializada em software para o setor industrial, elaborou o Guia Essencial - Factory Upgrade.

industria

A tecnologia é cada vez mais um fator competitivo para as empresas industriais. Apesar disto, de acordo com a LNS Research, apenas 18% dos responsáveis de produção têm implementados os processos de gestão e o software necessários para lidar com os desafios do dia a dia.

Para simplificar a vida aos gestores, a Flow preparou o Guia Essencial - Factory Upgrade, que permite perceber, através de um diagnóstico online e interativo, qual o software indicado para cada indústria.

Alguns dos desafios mais comuns nas unidades fabris estão ligados às interrupções na produção. Estas podem dever-se, sobretudo, a avarias nos equipamentos, baixa produtividade, atrasos nas entregas de encomendas, baixa qualidade do produto final ou as quantidades de stock irregulares. É na resolução destes desafios que um sistema de gestão de produção e da qualidade se torna crucial, conseguindo solucionar muitas destas questões.

A implementação de um software para o planeamento, execução e controlo da produção é, muitas vezes, o primeiro passo de modernização de uma unidade industrial. Desta forma, é possível digitalizar todos os processos, contribuindo para agregar dados de toda a cadeia produtiva de modo automático, evitar possíveis erros, melhorar a qualidade do produto final, garantir total rastreabilidade de todos os produtos e reduzir os custos industriais.

No entanto, escolher a melhor opção tecnológica pode revelar-se uma tarefa árdua. Durante a pesquisa, os gestores deparam-se com diversas alternativas como ERP (Enterprise Resource Planning), APS (Advanced Planning and Scheduling), MES (Manufacturing Execution System), MOM (Manufacturing Operations Management) ou PLM (Product Lifecycle Management). Dificultando ainda mais o processo, o gestor irá deparar-se com opções aparentemente óbvias, mas que poderão não ser as melhores soluções para a sua fábrica.

Para facilitar a vida dos gestores, a Flow, startup especializada em software para o setor industrial, elaborou o Guia Essencial – Factory Upgrade. Neste eBook, estão reunidas todas as etapas do processo de seleção e características da fábrica que devem ser analisadas para perceber qual a solução de software de gestão de produção e qualidade mais adequada à realidade de cada empresa. A Flow pretende, assim, ajudar as indústrias em Portugal a garantir investimentos rentáveis com vista a modernizar e preparar as empresas para a Indústria 4.0.

Todo o processo de descoberta é feito de forma interativa, através de diagnósticos online que permitem perceber a maturidade industrial e tecnológica da empresa, as áreas industriais que apresentam maior potencial de melhoria e os requisitos que a implementação da tecnologia de auxílio à produção deve cumprir.

Poderá fazer download gratuito do Guia Essencial clique aqui.