FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

29º World Cheese Awards chega em novembro a San Sebastián

Estão abertas as inscrições para o 29º concurso anual World Cheese Awards.

A competição dedicada exclusivamente ao queijo está este ano encaixada no programa da edição de estreia do Festival Internacional do Queijo, a realizar-se entre 16 e 18 de novembro em San Sebastián, Espanha.

  O 29º World Cheese Awards conta o apoio da Artzai Gazta e do Governo do País Basco e será o principal evento da edição inaugural do Festival Internacional do Queijo, que se realiza na cidade espanhola de San Sebastián, enquanto Capital Europeia da Cultura, mais concretamente no Centro de Congressos Kursaal.

Esta celebração global do queijo, estará aberta aos consumidores, assim como aos profissionais, compradores e retalhistas de alimentos.  

Organizados pela the Guild of Fine Food, nos prémios dedicados em exclusivo aos queijos (sem que quaisquer outros laticínios possam participar), milhares de produtos de mais de 30 países diferentes são colocados em fila em frente de 250 juízes, incluindo compradores, retalhistas, escritores e produtores de queijo internacionais, dando aos pequenos produtores artesanais uma oportunidade para exporem o seu produto ao mercado mundial.

A avaliação do concurso do Queijo acontece a 16 de novembro, dia em que todas as participações serão avaliadas e reduzidas às melhores 60 num só dia.

Em seguida, um júri final votará os melhores 16 queijos, ao final da tarde, altura em que o Queijo Campeão Mundial de 2016 será coroado. O concurso atribui ainda as medalhas de bronze, prata e ouro.  

«Os nossos especialistas foram confrontados com a tarefa de avaliar 2 727 queijos individuais em 2015, mas o enorme entusiasmo com a deslocação do concurso para a capital culinária não oficial da Europa este ano, faz-nos prever um número recorde de inscrições. Estamos todos encantados por colocar o queijo num lugar de destaque nas celebrações, lado a lado com a gastronomia de classe mundial de San Sebastián, o que faz todo o sentido dado que foi o excelente fabrico do queijo artesanal do País Basco que nos trouxe aqui em primeiro lugar», comenta John Farrand, diretor-geral da Guild of Fine Food.  

As inscrições para o World Cheese Awards estão abertas desde 17 de agosto e encerram a 11 de outubro.  

Fonte: Hipersuper