FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

17% dos alimentos disponíveis para consumo é desperdiçado, diz ONU

Um novo relatório das Nações Unidas estima que 931 milhões de toneladas (ou 17%) dos alimentos disponíveis aos consumidores – em lojas, residências e restaurantes – foram para o lixo em 2019. Também mostra que o desperdício alimentar é um problema global e não ocorre apenas em países mais ricos.

Alimentos desperdício

O Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), examina o desperdício alimentar em lojas, restaurantes e residências. O relatório contém os dados mais abrangentes sobre o desperdício de alimentos recolhidos até o momento e inclui dados de 54 países.

Além de estimar que cerca de 17% de todos os alimentos vai para o lixo, também refere que cerca de 60% deste lixo é feito em casa.

O desperdício alimentar é geralmente considerado um problema quase exclusivo dos países ricos – os consumidores simplesmente compram mais do que precisam – mas este estudo encontrou um nível significativo de desperdício em quase todos os países, independentemente do nível de rendimento.

Lacunas

No entanto, como aponta a BBC, o relatório inclui várias lacunas que poderiam explicar até que ponto o problema difere entre países de baixo e alto rendimento. Por exemplo, o estudo não faz distinção entre resíduos “voluntários” e “involuntários”.

«Não analisamos essa questão com mais profundidade, mas nos países de baixo rendimento a rede de frio não está totalmente garantida por causa da falta de acesso à energia», admitiu Martina Otto, do PNUMA.

Com base no relatório, não é possível fazer uma distinção clara entre o desperdício de alimentos comestíveis e não comestíveis (como ossos e cascas). Estes dados específicos estão disponíveis apenas para os países mais ricos.

«Os países com rendimentos mais baixos provavelmente estão a desperdiçar muito menos alimentos comestíveis», diz Martina Otto.

Além dessas deficiências, o desperdício alimentar tem enormes consequências ecológicas, sociais e económicas. O desperdício é responsável por 8% a 10% das emissões de gases de efeito estufa.

«Se quisermos levar a sério o combate às mudanças climáticas, perda de natureza e biodiversidade, poluição e resíduos, empresas, governos e cidadãos em todo o mundo têm que fazer a sua parte para reduzir o desperdício de alimentos», conclui o diretor do PNUMA, Inger Andersen.

Fonte: ANILACT