FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

16 vinhos portugueses premiados com o mais alto galardão em concurso internacional

O Concurso Mundial de Bruxelas deste ano, que teve lugar em Plovdiv, na Bulgária, premiou 16 vinhos portugueses com o mais alto galardão, a Grande Medalha de Ouro.

Portugal foi o segundo país mais medalhado naquela categoria. A Espanha liderou, com 18 galardões, a Itália ficou em terceiro lugar, com 13 medalhas, e a França em quarto, com 11.
Por regiões, o Douro destacou-se com dez medalhas conquistadas, sete delas para vinhos do Porto. As restantes foram, duas para a Madeira, duas para o Alentejo, uma para o Tejo e uma para o Algarve.

Os vinhos portugueses alcançaram ainda mais de cem medalhas de ouro neste concurso, um dos mais prestigiados a nível internacional. O Concurso Mundial de Bruxelas 2016 reuniu cerca de 8.750 amostras, de 51 países produtores. Mais de mil eram de Portugal e 270 da Região Demarcada do Douro. A avaliação esteve a cargo de um painel composto cerca de 320 especialistas, alguns dos quais portugueses.

O Concurso Mundial de Bruxelas tem como objetivo desenvolver a cultura e o conhecimento do vinho e ajudar o consumidor do vinho nas suas escolhas. A 24.ª edição terá lugar em Valladolid, Espanha.