FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

14 startups ligadas à bioeconomia azul na fase final do programa Blue Bio Value

Os 14 projetos de oito nacionalidades que participam  na terceira edição do programa Blue Bio Value sobem virtualmente ao palco na quinta-feira, 29 de outubro, para fazer o seu pitch final. Desta sessão de encerramento, que pela primeira vez decorre em formato digital, sairá o vencedor da terceira edição do programa de aceleração de start-ups que promove a bioeconomia azul. 

Blue Bio Value

Este programa da Fundação Oceano Azul e da Fundação Calouste Gulbenkian, desenvolvido com o apoio da Fábrica de Startups e com a BlueBio Alliance, recebeu em 2020 o número mais elevado de candidaturas desde o seu lançamento, em 2018 –  120 projetos oriundos de mais de 30 países – sinal da crescente relevância da iniciativa e um maior dinamismo do setor, tanto em Portugal como a nível internacional. 

Promovido pela Fundação Oceano Azul e pela Fundação Calouste Gulbenkian, o Blue Bio Value é um programa de apoio a projetos e ideias que possam ser transformadas em oportunidades de negócio e desenvolvam produtos ou serviços sustentáveis, que contribuam para uma nova economia assente na defesa e na preservação do Oceano.

Nesta edição, participam start-ups com soluções e negócios ligados, por exemplo, à descarbonização, ao restauro de ecossistemas, à dessalinização, à produção sustentável de algas para diferentes fins e à utilização de desperdícios de atividades piscatórias. 

 Os vencedores receberão um prémio que poderá ir até 45 mil euros, para aplicarem no desenvolvimento dos seus projetos, na plataforma de serviços e infra-estruturas nacionais Blue Demo Network.