FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

13º Concurso Queijos de Portugal de 13 a 14 de outubro

A Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), irá realizar nos dias 13 e 14 outubro, a 13ª edição do Concurso Queijos de Portugal, em Tondela. Esta é uma iniciativa que visa dinamizar o setor e desafiar os produtores a apresentarem as suas mais recentes novidades e inovações.

O evento reúne, habitualmente, mais de 200 queijos a concurso, que são distribuídos por categorias distintas, como por exemplo, queijo flamengo, queijo amanteigado de vaca, queijo de cabra, queijo fresco, requeijão, entre muitos outros. 2022 traz uma novidade, o Queijo com culturas de superfície, passando assim o concurso a contemplar 24 categorias.

O grande objetivo da iniciativa é, segundo Maria Cândida Marramaque, diretora geral da ANIL, «promover e estimular o desenvolvimento da indústria queijeira, no sentido de proporcionar mais e melhores escolhas, bem como fomentar o conhecimento e o posicionamento do produto junto do consumidor».

A organização lançou o convite a mais de 400 empresas produtoras de queijo para que mostrem o que de melhor fazem. A competição é realizada em regime de “prova cega”, por jurados com proveniências diversas, nomeadamente, representantes do sector queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e da gastronomia, da distribuição, representantes de empresas do sector industrial e comunicação social.

As inscrições terminam a 30 de setembro e a posterior entrega de amostras deverá feita entre os dias 11 e 12 de outubro, ou seja, nos dias que antecedem o evento.