10 tendências de consumo para 2019

São 10 as tendências de consumo identificadas pela Euromonitor International para 2019.

Tendências emergentes que espelham a evolução de valores do consumidor e o modo como o seu comportamento está a influenciar os negócios a nível global.

Agnósticos na idade
As fronteiras entre as idades estão a mudar. Com o aumento da esperança média de vida e melhores cuidados, os consumidores seniores querem ser tratados como os mais jovens.

Regresso ao básico
Os shoppers estão à procura de produtos e experiências autênticos, desviando-se do materialismo exacerbado em direção à simplicidade, assim como dos produtos genéricos para os de elevada qualidade.

Consumo consciente
O que era do domínio de produtores de nicho está agora a ser adotado pelas empresas ditas convencionais, através de produtos mais amigos do ambiente e do bem-estar animal.

Digitalmente juntos
À medida que as nossas capacidades digitais aumentam e nos sentimos mais confortáveis ao utilizar as novas tecnologias, também cresce o potencial do que pode ser criado ou experienciado em conjunto, mas remotamente.

Qualquer um pode ser um especialista
Enquanto no passado os shoppers confiavam numa certa marca ou fonte de informação, agora, as empresas devem inovar constantemente para atrair consumidores cada vez mais inquisitivos.

Encontrar o meu JOMO (do inglês Joy Of Missing Out)
Os consumidores querem proteger o seu bem-estar mental, desligar-se da tecnologia e dar prioridade ao que verdadeiramente querem e gostam de fazer.

Posso cuidar de mim próprio
À medida que as pessoas se tornam mais autossuficientes, tomam medidas preventivas das doenças, infelicidade e desconforto sem consultarem um profissional.

Quero um mundo livre de plásticos
O desejo de uma sociedade livre de plásticos ganhou momento, criando um círculo virtuoso onde os negócios ganhar pela melhoria das credenciais de sustentabilidade.

Quero isto agora!
Os consumidores procuram a satisfação instantânea e experiências sem fricção que se ligam aos seus estilos de vida, permitindo-lhes ter mais tempo para as suas vidas profissional e social.

Viver sozinho
Cada vez mais pessoas, especialmente consumidores mais velhos, em todo o mundo, estão a romper com o estigma de viverem sozinhos e a abraçar estilos de vida independentes.

“A informação é o denominador comum a todas estas tendências em 2019. Num mundo repleto de escolhas, as necessidades e desejos dos consumidores estão a mudar rapidamente”, comenta Gina Westbrook, diretora de estilos de vida na Euromonitor International. 

Fonte: Grande Consumo