FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

TecnoAlimentar - Revista da Indústria Alimentar

Produção, Embalamento & Engarrafamento, Higiene & Segurança, Rotulagem, Tecnologia, Investigação, Transformação, Processamento, Qualidade, Conservação, Legislação

Tetra Pak e Lactogal reduzem em um terço a pegada de carbono das embalagens de cartão asséticas para leite Embalagens

Tetra Pak e Lactogal reduzem em um terço a pegada de carbono das embalagens de cartão asséticas para leite

Feita com, aproximadamente, 80% de cartão, a embalagem aumenta o seu conteúdo renovável para 90%, reduz a sua pegada de carbono em um terço (33%) e foi certificada como Neutra em Carbono pela Carbon Trust™.

Tecnoalimentar 37 aborda o PescadoEdições

Tecnoalimentar 37 aborda o Pescado

A União Europeia consume em média cerca de 27 kg per capita/ano de pescado e Portugal é o país que mais consome, sendo um dos maiores do mundo, com cerca de 57 kg per capita/ano.

Exportações de frutas, legumes e flores aceleram 10% até setembroAgroalimentar

Exportações de frutas, legumes e flores aceleram 10% até setembro

De acordo com os dados do INE, compilados pela Portugal Fresh, os produtos hortícolas registaram o maior aumento, com as vendas internacionais a subirem 32% face ao mesmo período de 2022.

Validação de métodos de trabalho que garantam a manutenção do clean label no mercado do Bacalhau Demolhado UltracongeladoAlimentação

Validação de métodos de trabalho que garantam a manutenção do clean label no mercado do Bacalhau Demolhado Ultracongelado

O consumo anual de bacalhau em Portugal é de 60 000 toneladas e o seu valor de mercado é avaliado em cerca de 550 milhões de euros/ ano.

Tecnologias inovadoras para valorizar o remanescente da produção de moluscos e peixesTransformação

Tecnologias inovadoras para valorizar o remanescente da produção de moluscos e peixes

O centro tecnológico AZTI implementou com sucesso diferentes processos para revalorizar subprodutos líquidos e sólidos da pesca e da aquacultura no âmbito do projeto europeu WaSeaBi.

Investigadores argentinos desenvolvem batata geneticamente editada que não escureceAgroalimentar

Investigadores argentinos desenvolvem batata geneticamente editada que não escurece

Na investigação, os cientistas utilizaram o sistema CRISPR (uma tecnologia de edição do genoma) para ‘desligar’ o gene que provoca o escurecimento da batata após ser cortada, descascada ou ao sofrer golpes durante o processo de colheita e transporte.