Vendas da Distribuição Alimentar crescem em 2015

Em 2015 é expectável um crescimento das vendas próximo dos 2%, atingindo valores ligeiramente superiores a 99 800 milhões de euros graças ao contexto macroeconómico mais favorável.
A faturação agregada dos hipermercados, supermercados e estabelecimentos de cash & carry, no conjunto do mercado ibérico, situou-se nos 98 290 milhões de euros em 2014, menos 0,3% do que no exercício anterior, num contexto de volatilidade dos preços e forte concorrência entre os operadores do sector. As conclusões são da Informa D&B, que publicou o estudo setorial ‘Distribuição Alimentar’ (Mercado Ibérico).
As vendas em Portugal totalizaram 14 390 milhões (-0,1% que ano anterior), enquanto em Espanha desceram 0,4%, para os 83 900 milhões de euros.
Hipermercados descem mais que supermercados
A faturação dos supermercados foi de 75 550 milhões de euros (-0,2%), valor que representa cerca de 77% do total do mercado ibérico. Os hipermercados, pelo seu lado, mantiveram a tendência descendente, com o volume de negócios a contrair 1,2%, para 17 580 milhões de euros.
No que respeita aos estabelecimentos de cash & carry, observa-se um ligeiro aumento da faturação em 2014, devido à recuperação moderada da atividade no sector da restauração.
As condições do mercado melhoraram em 2015, prevendo-se que no final do ano o volume de negócios setorial recupere para valores ligeiramente acima de 99 800 milhões de euros.
Nos próximos anos aumentará o desenvolvimento de novos canais de comunicação na Internet, a penetração do comércio eletrónico e a ampliação da gama de produtos e serviços oferecidos. A melhoria da oferta de produtos frescos constitui outras das principais linhas estratégicas dos operadores no curto e médio prazo.
É também expectável um aumento do investimento das grandes cadeias para a ampliação das redes de pontos de venda, especialmente no que se refere a formatos de proximidade, bem como um maior protagonismo dos estabelecimentos franchisados.
Neste contexto, a curto e medio prazo manter-se-á o processo de concentração empresarial, tanto em Espanha como em Portugal, reforçado por novas operações de aquisição de empresas e estabelecimentos pelos grupos de maior dimensão.
Dados gerais, 2014
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Espanha
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Portugal
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Total
mercado
ibérico
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Número de estabelecimentos
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· Hipermercados
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487
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105 (a)
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592
|
· Supermercados (b)
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29 900
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4800 (a)
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34 700
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Faturação (milhões de euros)
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83 900
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14 390
|
98 290
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· Hipermercados
|
14 500
|
3080
|
17 580
|
· Supermercados
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65 650
|
9900
|
75 550
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· Cash & carry
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3750
|
1410
|
5160
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Faturação (% var. 2014/2013)
|
-0,4
|
-0,1
|
-0,3
|
Previsão de evolução da faturação
(% var. 2015/2014)
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+1,5
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+2,0
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+1,6
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(a) exclusivamente Portugal continental. (b) inclui estabelecimentos discount e cash & carry.
Fonte: Informa D&B – Estudos Setores DBK: “Distribuição Alimentar (Mercado Ibérico)”
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