Startup nacional cria sensor para embalagens capaz de monitorizar produtos
A Mater Dynamics, startup portuense apoiada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência (INESC TEC), desenvolveu uma tecnologia que tem a capacidade de tornar as embalagens inteligentes.
Graças a nanossensores que são incorporados na superfície das embalagens, é possível monitorizar parâmetros como a temperatura, a pressão e a humidade dos produtos.
O QStamp, sensor inteligente criado pela startup nacional, pretende fornecer a produtores e retalhistas, ao longo de toda a cadeia de distribuição, informações que permitam garantir que os produtos estão nas suas melhores condições.
Por um lado, simplifica-se a gestão de operações, por outro, geram-se dados que permitem atestar os índices de qualidade dos produtos.
Estes sensores não necessitam de estar ligados a nenhuma fonte de energia e transmitem em tempo real várias informações por via de wireless para dispositivos como smartphones ou computadores.
Tiago Cunha Reis, fundador da startup, explicou à Lusa que no futuro esta tecnologia poderá inclusive passar a ser usada pelos próprios consumidores para que possam monitorizar os produtos que têm nas suas dispensas e frigoríficos e, assim, reduzir o desperdício alimentar.
Fonte: Distribuição Hoje
Outros artigos que lhe podem interessar