Orientações europeias para menus mais saudáveis e sustentáveis
- 31 outubro 2025, sexta-feira
- Consumo

FOTOGRAFIA DEEZNUTZ1/ PIXABAY
O Joint Research Centre (JRC), plataforma científica da União Europeia, publicou um relatório que vem definir critérios sustentáveis para os contratos públicos de refeições em escolas, hospitais e outras instituições públicas
Os critérios propostos visam promover opções alimentares mais saudáveis e sustentáveis, quer sejam preparadas e servidas na cantina, através da restauração ou em máquinas de venda automática.
Embora não vinculativos, os critérios destinam-se a ajudar as autoridades nacionais, regionais e locais a melhorar a sustentabilidade do sistema alimentar e a utilizar a contratação pública de alimentos de forma estratégica para abordar considerações ambientais, sociais, incluindo de saúde e económicas.
O relatório inclui boas práticas e ferramentas inspiradas num conceito abrangente de sustentabilidade. Investiga aspetos ambientais, sociais, económicos e de saúde, incluindo o bem-estar animal e os regimes alimentares.
Os critérios destacam a necessidade conforme recomendado pelas diretrizes nutricionais a nível nacional, de mudar para uma dieta rica em frutas, vegetais, leguminosas, grãos integrais, nozes e sementes, reduzindo simultaneamente o sal, os açúcares livres, as gorduras saturadas, o álcool e a carne vermelha e processada.
Tanto o ambiente quanto a saúde podem se beneficiar de tais alterações dietéticas. Deve ser dada especial atenção à população-alvo dos contratos públicos, incluindo as pessoas vulneráveis, como as crianças, os adultos mais velhos ou os doentes hospitalizados. A promoção de uma nutrição adequada em função da idade é fundamental para prevenir as doenças não transmissíveis.
O relatório pode ser consultado no repositório do JRC.
Outros artigos que lhe podem interessar