Literacia alimentar para assinalar Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

  • 11 novembro 2025, terça-feira
  • Consumo

DR

No Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, que se assinalou a 8 de novembro, a Nestlé Portugal realizou sessões presenciais em escolas em torno do programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis

O programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis leva já 25 anos de existência, tendo chegado a mais de três milhões de crianças dos 3 aos 10 anos, envolvendo escolas e famílias em atividades pedagógicas e lúdicas que incentivam a adoção de uma alimentação saudável e sustentável.

Desta vez, o programa foi até à Escola Mello Falcão, na Pontinha, e à Escola Orlando Gonçalves, em Alfornelos, realizar as primeiras de um conjunto de sessões presenciais nas escolas, previstas para este ano letivo. Para este momento, conta a Nestlé em comunicado, os alunos foram convidados a refletir sobre o tema “Dia Alimentar Equilibrado”, a analisar hábitos alimentares, a promover escolhas conscientes e a valorizar a Roda dos Alimentos, como guia para o bem-estar, proporcionando experiências interativas que reforçam a aprendizagem e incentivam estilos de vida mais saudáveis.

No ano letivo de 2025/2026, o concurso escolar tem o tema “É cá da terra” e cada turma deverá escolher um alimento ou tradição cultural, relacionada com a alimentação, típica da sua região.  Com o apoio do professor responsável, os alunos devem criar um conteúdo original que apresente este alimento ou tradição de forma criativa. No que diz respeito ao Regulamento, podem participar as turmas de instituições de ensino público, particular e cooperativo do ensino do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, do continente e regiões autónomas, desde que estejam inscritas no Programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.