Lisboa debate futuro da alimentação

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela Organização Mundial da Saúde a 16 de outubro, o Food & Nutrition Awards (FNA), plataforma que distingue a inovação, as boas práticas, os projetos, os produtos e os serviços inovadores no âmbito da indústria agroalimentar, realiza a Conferência sobre “O Futuro da Alimentação: Sustentabilidade dos sistemas num mundo em transformação” e a Cerimónia de Entrega de Prémios FNA de 2017.
Na conferência que encerra a 8ª edição da iniciativa, o FNA reúne especialistas e entidades nacionais e internacionais para discutir as temáticas que fazem a agenda pública do setor agroalimentar, com abordagens que envolvem as políticas relacionadas com a produção e distribuição, assim como educação, formação e sensibilização de consumidores e cidadãos.
Premiar a inovação, as boas práticas, os projetos, os produtos e os serviços considerados inovadores no âmbito da indústria agroalimentar e refletir sobre as novas tendências da indústria alimentar e mudanças ocorridas nesta área é o principal objetivo desta conferência e cerimónia que terá palco no Mercado da Ribeira, em Lisboa.
Com as constantes transformações no mundo, torna-se necessário combater as limitações socioeconómicas que afetam a população mundial – migrações, alterações climáticas e escassez de recursos – através de novos conceitos, novos processos, estudos e da exploração de novas tecnologias que promovem a sustentabilidade e democracia alimentares.
O setor agroalimentar tem evoluído gradualmente de forma a criar e a desenvolver diferentes áreas que permitam perspetivar um novo rumo, mais sustentável do ponto de vista social, ambiental e económico.
Os desafios que a sustentabilidade alimentar apresenta são vastos e as tendências do futuro ditam a necessidade de uma constante evolução nos sistemas sociais e económicos dos países. Produção, inovação e tecnologia, saúde alimentar e estilos de vida saudáveis, assim como as implicações na economia atual, são alguns dos temas em destaque.
Neste encontro, o setor agroalimentar português e o setor internacional será analisado nas diversas vertentes: investigação e desenvolvimento para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, inovação e tecnologia focada na emergência de novas start ups e empresas de desenvolvimento tecnológico para a alimentação e contributo para a “Eatnomics”, termo que realça o início da revolução do setor alimentar.
A Conferência será seguida da Cerimónia de Entrega de Prémios FNA 2017, momento em que serão conhecidos os vencedores da oitava edição que avaliou as categorias de Investigação e Desenvolvimento, Educação Alimentar, Produto Inovação e Sustentabilidade Alimentar.
O FNA volta a afirmar-se como plataforma multissetorial e agente mobilizador para a inovação no setor agroalimentar, mobilizando a sociedade civil em torno destas questões. Neste ano, a iniciativa ultrapassou todos os recordes tornando evidente o cada vez maior interesse e consciência de cidadãos, empresas, administração pública, academia e outros no galardão de referência.
A participação na conferência e cerimónia de entrega de prémios é gratuita, contudo a inscrição é obrigatória.
Fonte: Jornal Económico
Outros artigos que lhe podem interessar