Índice de preços dos alimentos aumenta em julho
- 27 agosto 2025, quarta-feira
- Consumo

FOTOGRAFIA ElasticComputeFarm/ PIXABAY
O Índice de Preços da FAO aumentou 1,6 % em julho, face ao mês anterior, por causa da subida dos índices relativos à carne e óleos vegetais, que contrapôs a descida verificada nos cereais, lácteos e açúcar
O Índice registou uma média de 130,1 pontos, uma subida de 2,1 (1,6 %) face ao mês anterior. Olhando para a questão em termos parcelares, o Índice de Preços de Cereais registou uma média de 106,5 pontos em julho, 0,8 % abaixo de junho. Os preços globais de exportação da cevada e do milho aumentaram, enquanto os do sorgo e trigo desceram. O fornecimento abundante no hemisfério norte colocou pressão sobre a baixa de preço, o que de certa forma foi contrariado pelas condições climatéricas na América do Norte e alguma relutância de vendas na região da Europa e Mar Negro.
O Índice de Preços do Óleo Vegetal registou uma média de 166,8 pontos em julho, um nível máximo num período de três anos. O aumento esteve sobretudo relacionado com o óleo de palma, soja e girassol.
Já no Índice relativo à carne, a média foi de 127,3 pontos, 1,2 % acima do valor de junho. Nos produtos lácteos, a média foi de 155.3 pontos em julho, uma descida de 0,1 % face a junho. No Índice de Preços do Açúcar a média foi de 103,3 pontos em julho, 0,2 % abaixo do valor de junho.
Outros artigos que lhe podem interessar