Fabricantes ganham terreno às marcas brancas
As marcas de fabricante estão a ganhar terreno às marcas brancas e representam dois terços do mercado da distribuição.
A culpa é das promoções, defende o barómetro de vendas do primeiro semestre da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) divulgado esta semana.
As marcas de fabricante registaram uma quota de mercado de 66,7% nos primeiros seis meses deste ano, um aumento de 1,4 pontos percentuais.
O inverso aconteceu com as marcas de distribuição, vulgarmente conhecidas como marcas brancas, que passaram a ter uma quota de mercado de um terço.
Isto aconteceu ao mesmo que as vendas com promoção no mercado alimentar cresceram quase cinco pontos percentuais, dos 39,7% para os 44,8%, o que corresponde a cerca de 2,29 mil milhões de euros.
Para a diretora-geral da APED, Ana Trigo Morais, estes dados «refletem a intensificação da dinâmica concorrencial das marcas de fabricante», que estão a apostar nas promoções para aumentar a quota de mercado.
A mesma responsável acrescenta que os consumidores «estão cada vez mais centrados na promoção».
Os dados da APED mostram um aumento de 1,8%, para os 8,594 mil milhões de euros, do volume de vendas total no setor da distribuição.
Fonte: Dinheiro Vivo
Outros artigos que lhe podem interessar