Puratos acelera indústria alimentar em Portugal através da tecnologia e uma rede global de inovação
Com mais de 50 anos de atividade em Portugal, a líder mundial Puratos é uma empresa centenária na produção e investigação nos setores da panificação, pastelaria e chocolate. Anualmente investe 2% dos lucros globais em investigação e desenvolvimento com uma rede de 115 centros de inovação.
Em 2023, a empresa faturou mais de 47 milhões de euros em Portugal, comprometendo-se a impulsionar a indústria por meio dos seus centros de I&D e do lançamento do "Taste Tomorrow", um estudo com indicadores e tendências de mercado para estes três setores.
Criada em 1919 como uma empresa familiar, hoje a Puratos conta com mais de 10 mil colaboradores e uma presença em 82 países, estando em Portugal desde 1971 e somando cerca de 140 pessoas. A missão era oferecer uma ampla gama de serviços e ingredientes para panificação, pastelaria e chocolate em todo o mundo mas, com a evolução do setor alimentar e os seus desafios, a visão tornou-se algo maior: trazer a inovação a estas três fileiras, onde investe até 2% do lucro global na sua rede de 115 Centros de Inovação e Desenvolvimento.
Através da sua sede e três centros de inovação em Sintra, bem como uma delegação e centro de inovação a norte, a Puratos celebra mais de 50 anos de atividade no país, tendo faturado cerca de 47 milhões de euros em 2023. A operação em Portugal passa pela produção, consultadoria e suporte técnico a clientes de todas as dimensões - artesanal, retalho, indústria e semi-indústria, food service - para o desenvolvimento de produtos, tendo um departamento de de I&D dedicado e 3 centros de inovação um para a panificação, outro dedicado à pastelaria e o terceiro dedicado ao chocolate.
Os Centros de Inovação em Portugal - sempre conectados à rede mundial - oferecem ainda acesso às últimas novidades de equipamento industrial, qualificações e formação, assim como dados de investigação sobre tendências de mercado internacionais, como é exemplo o estudo “Taste Tomorrow”, o maior estudo do mundo no setor alimentar, cuja apresentação da nova edição está marcada para 15 de maio, em Oeiras. Através de uma análise profunda sobre os comportamentos, atitudes e escolhas dos consumidores a nível mundial, o Taste Tomorrow acompanha a evolução e revela novas tendências de consumo de panificação, pastelaria e chocolate.
Ivan Mellado, o diretor geral da Puratos assinala que “As categorias da panificação e pastelaria em Portugal apresentam uma enorme penetração no setor alimentar nacional, rondando os 99.6% segundo dados da kantar. A palavra de ordem no país é, por isso, a aposta na inovação para manter esta expressão, respondendo aos desafios do consumidor do século XXI. No nosso último estudo ‘Taste Tomorrow’, ficou patente que o consumidor nacional procura, cada vez mais, produtos pautados por altos padrões de sustentabilidade, saúde e bem-estar, bem como, claro, a utilização de ingredientes nacionais. Sustentabilidade, Saúde/ Bem-Estar e a Inovação são três pilares muito relevantes na atividade da Puratos, em qualquer que seja a geografia onde atuamos, e Portugal é uma localização particularmente rica nestas áreas, apesar dos seus muitos desafios”.
A convicção da Puratos é que a inovação é a verdadeira arma no combate aos desafios do setor alimentar, nomeadamente na complexidade da conjugação de matérias-primas que se transformem em produtos nutritivos, equilibrados, alinhados com o compromisso europeu e mundial no que diz respeito a redução gorduras, açúcares e produtos cada vez mais clean label.
Como impulsionadora do sector alimentar, a empresa estabeleceu um laboratório de análise sensorial, equipado com instrumentação precisa e avaliadores especializados, para estudar as respostas biológicas e psicológicas a sabores, aparências e texturas. Os resultados destas análises são partilhados com os clientes, facilitando a tomada de decisões rápidas e informadas sobre o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades do mercado e às expetativas dos consumidores. Além disso, numa abordagem pioneira, a Puratos desenvolveu ainda o Sensobus, um laboratório sensorial móvel totalmente equipado que pode realizar análises sensoriais a cerca de 250 pessoas por dia. Este veículo não só avalia as preferências dos consumidores, mas também testa estratégias de pricing, marketing e comunicação, e oferece insights valiosos sobre preferência de embalagens, perceção de marca e critérios de escolha do consumidor.
A Puratos lidera ainda a digitalização dos processos internos e externos através do lançamento de soluções digitais inovadoras. A plataforma My Puratos, por exemplo, permite aos clientes realizar compras online de forma fácil e segura, enquanto acessam informações valiosas para a gestão diária dos seus negócios. Paralelamente, a plataforma Puratos Print oferece aos clientes a oportunidade de personalizar a comunicação nos seus pontos de venda, otimizando a experiência de compra dos consumidores e potenciando épocas festivas e outras campanhas promocionais. Estas iniciativas refletem o compromisso contínuo da Puratos em fornecer soluções completas e inovadoras aos seus clientes, adaptadas às necessidades do mercado atual.