FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Nova solução de monitorização da vinificação: e-charmat

e-charmat é uma solução chave para produtores de vinho espumante e champanhe, que agora poderão monitorizar a evolução da pressão em cubas a qualquer altura e em qualquer lugar. A capacidade de definir alarmes personalizáveis para limites de pressão no dashboard Winegrid permite ao enólogo acompanhar o processo com maior segurança e ajuda-o a agir proativamente, de modo a alcançar uma efeverscência (perlage) consistente e a preservar a qualidade do vinho.

O novo e-charmat é mais uma das soluções do sistema integrado Winegrid integrated system, que oferece uma vasta gama de produtos para as várias fases do processo de vinificação, desde a prensagem, fermentação (wineplus e barrelplus), maturação (e-bung), ambiente da adega (smartcellar) à segunda fermentação. 

Winegrid completa assim a sua gama de soluções para o processo da segunda fermentação, que inclui o e-aphrom, otimizado para garrafas, que abrange o método champenoise e o novo e-charmat, que foi especialmente desenhado para o método charmat method, em cubas.

Outros lançamentos

Recentemente, a Winegrid lançou uma versão melhorada do smartcellar, que agora garante a segurança dos operadores durante o processo de fermentação. 
Além de medir os níveis de humidade e temperatura ambiente em toda a adega e assim ajudar na tomada de decisão relativamente às condições ambientais que podem afetar a qualidade do vinho, o smartcellar tem uma nova caraterística que permite ao enólogo  monitorizar os níveis de dióxido de carbono. Com esta melhoria, agora o smartcellar ajuda a minimizar o risco de intoxicação quando a concentração de dióxido de carbono libertado durante o processo de fermentação atinge níveis prejudiciais à saúde.