FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Vinhos com baixo teor alcoólico, brancos e rosés entre as tendências dos consumidores

Com mais de três mil referências de vinhos no cardápio, mais de 3000 dos quais de teor nacional e 500 internacional, a Vinha.pt registou, no último ano, uma procura crescente (10%) de vinhos sem álcool ou com baixo teor alcoólico. Os vinhos do quotidiano, os brancos e os rosés ganharam expressão na procura dos consumidores da plataforma (15%), que registou, simultaneamente, um equilíbrio no que respeita aos vinhos tintos e fortificados como os do Porto e da Madeira.

O fecho do ano foi positivo, com um crescimento de 10% no número de encomendas. As mulheres também estão em franco crescimento na decisão de compras, principalmente o mercado francês, que foi ao mesmo tempo aquele que mais cresceu nas compras da plataforma (em contraciclo com o inglês que caiu bastante fruto das regras depois do Brexit).

De acordo com Elísio Santos, “os vinhos do Douro e Alentejo continuaram no pódio dos mais procurados em 2023”, ao lado dos premiados, nacional e internacionalmente, e de “marcas bem estabelecidas no mercado”.

A plataforma regista um crescimento gradual dos vinhos estrangeiros, sobretudo de gama média, com PVP que vai até aos 15 euros por garrafa. Para este ano, que, em apenas dois meses de faturação, supera, já, o último ano (+6% em vendas face ao período homólogo), a garrafeira promete “novas apostas exclusivas, inclusive nos destilados premium e originais e vinhos com menor teor alcoólico e menos calóricos”, indo, assim, ao encontro das preferências dos consumidores, adianta Cláudio Martins.

De referir que o público masculino continua a representar a esmagadora maioria (70%) dos clientes da Vinha.pt. Contudo, as mulheres começam a posicionar-se cada vez mais nesta plataforma, que tem como grupo etário principal os consumidores entre os 35 e os 55 anos. Mais de 40% dos clientes são estrangeiros, residentes na Europa.

A Vinha.pt soma cada vez mais entusiastas e posiciona-se de forma sublime no mercado. No Trustpilot, empresa responsável pela avaliação de milhares de empresas em todo o mundo, a plataforma online de vinhos apresenta um rating de 4.8, num total de 5, que resulta dos vários elogios recebidos ao serviço, disponibilidade e facilidade de utilização.

Saiba mais aqui.