Nasce o Observatório do Regadio, uma ferramenta de monitorização e análise de dados

FOTOGRAFIA: JCFUL/ PIXABAY
Ferramenta agrega informação proveniente de várias fontes, visando conhecer e dar a conhecer o regadio, promovendo a partilha de informação fiável, atualizada e acessível a regantes, investigadores, decisores e ao público em geral
A plataforma foi desenvolvida em parceria com o COTR – Centro de Competências para o Regadio Nacional, com o apoio técnico da Consulai. Construída em Power BI, vem responder à falta de acesso centralizado e transparente a dados fiáveis sobre o regadio em Portugal.
O Observatório do Regadio reúne dados oficiais dispersos por várias fontes, nomeadamente do INE, IFAP e DGADR, disponibilizando-os num único espaço online, de fácil consulta e visualização.
O objetivo é conhecer e dar a conhecer o regadio, promovendo a partilha de informação fiável, atualizada e acessível a regantes, investigadores, decisores e ao público em geral.
“Esta plataforma vem desmistificar muitas ideias feitas sobre o setor e demonstra claramente a evolução tecnológica e o dinamismo do regadio em Portugal”, sublinha José Núncio, Presidente da FENAREG, citado em comunicado.
Este projeto dá corpo à Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio Nacional, lançada pelo COTR no ano passado, e representa um passo decisivo na construção de uma agricultura mais sustentável, eficiente e competitiva.
O Observatório pretende ser também um instrumento de apoio à definição de políticas públicas e à orientação de investimentos, com vista a uma gestão mais inteligente da água.
A página do observatório está disponível AQUI.
Outros artigos que lhe podem interessar