Lactogal inicia processo de união de recursos com grupo galego

DR

A Leche Celta, participada da Lactogal, e o grupo lácteo galego Clun alcançaram um acordo para unir recursos, que resultará na CoRural, Corporativa Rural Láctea, a nova entidade comum

A CoRural une a base cooperativa da Clun à capacidade industrial e comercial da Leche Celta, preservando a identidade de ambas. Prevê-se que esta soma de recursos seja materializada num operador com 1.400 produtores de leite, 800 trabalhadores e oito unidades industriais para um volume de negócios anual de 600 milhões de euros. 

Com marcas como Celta, Feiraco, Clesa, Únicla e La Vaquera, a nova empresa, ainda sujeita a aprovação por parte da autoridade da concorrência, permitirá garantir um fornecimento estável de leite, aumentar a capacidade de recolha e transformação, diversificar produtos e ampliar a resposta industrial às exigências dos consumidores e da distribuição. A CoRural nascerá também para reforçar a sustentabilidade económica das unidades de produção leiteira, tendo como foco a estabilidade, eficiência e capacidade de competir na maioria das categorias lácteas. 

José Ángel Blanco, presidente da Clun, assumirá a presidência, e Javier Bretón, atual diretor-geral da Leche Celta, e Juan Gallástegui, atual diretor-geral da CLUN, assumirão as funções de administradores executivos da nova entidade, cuja sede social estaria prevista ser em Santiago de Compostela. 

“A CoRural vem dar resposta ao pedido histórico do setor em criar um grande grupo lácteo da Galiza, e sempre assente numa cooperativa forte, tal como acontece nos grandes grupos lácteos europeus. Esta é a grande oportunidade que o campo galego estava à espera: dispor de uma indústria moderna, forte e de referência”, afirma Juan Gallástegui, diretor-geral da Clun, citado em comunicado.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.