Conheça os benefícios de consumir frutas e legumes da época

  • 07 novembro 2023, terça-feira
  • Consumo

Assinala-se a 8 de novembro, o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis. Este dia pretende incentivar a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada, a prática de exercício físico e alertar para o flagelo da obesidade. E porque uma das recomendações para a manutenção de hábitos saudáveis na alimentação é a ingestão de cinco peças de fruta e legumes por dia, a Phenix, start-up que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, dá a conhecer os benefícios de consumir frutas e legumes da época.

Benefícios:

O consumo de frutas e legumes da época oferece grandes benefícios não só para cada um de nós como para o planeta. Ao adaptarmos a nossa alimentação às estações do ano, escolhemos um modo de consumo responsável, saudável e mais barato. Porquê? É simples! Acima de tudo, são alimentos de produção local, não processados e mais acessíveis. São produzidos com menos fertilizantes e pesticidas. Por serem da época são, também, mais ricos em nutrientes e vitaminas, tornando-os assim muito mais saborosos!

Qual é o impacto no planeta quando consumimos produtos da época?

Os legumes e as frutas da época são aquelas que respeitam o ciclo natural de crescimento. São colhidos da própria árvore ou solo natural, no tempo certo. São, assim, mais saudáveis, saborosos e nutritivos, por não necessitarem de químicos para o seu crescimento e, se consumidos perto da data da colheita, conseguem um maior valor nutricional pois terminam de receber, naquele momento, todos os nutrientes do solo. Quanto mais tempo após a colheita, começam a perder este valor e riqueza nutritiva. Existem algumas diferenças apresentadas por um produto da época e um produto fora da época: os alimentos fora da época são colhidos antes de amadurecerem para que possam aguentar todo o transporte até ao destino. Neste sentido, amadurecem de uma forma menos saudável e não conseguem receber os nutrientes do solo tanto quanto deviam. Por este motivo, os produtos da época são mais ricos em sabor e propriedades. Os mercados locais são os locais ideias para comprar frutas e legumes da época.

O consumo de frutas e legumes da época está, acima de tudo, relacionado a um estilo de vida consciente, saudável e sustentável. Quando provenientes de uma produção local, os alimentos não necessitam de métodos de conservação agressivos e, portanto, não emitem CO2 para a atmosfera de forma massiva. Evita-se, em suma, a utilização de cadeias de frio, conservantes, químicos, bem como outros métodos não tão benéficos para os alimentos. O fator preço sofre uma variação diferente, uma vez que as frutas e legumes da época ficam disponíveis a um preço mais baixo.

Frutas e Legumes de NOVEMBRO:

FRUTAS: damasco, diospiro, romã, framboesa, castanha, noz, avelã, limão, pêssego, laranja, maçã, pera, marmelo, kiwi;

LEGUMES: abóbora, agrião, acelga, alho francês, beterraba, brócolo, batata-nova, couve-de-bruxelas, couve de vários tipos, raiz de aipo, chicória, curgete, cebola, endívia, espinafre, funcho, grelos, nabiças, nabo, repolho, rúcula, rutabaga, pepino.

Frutas e Legumes de DEZEMBRO:

FRUTAS: diospiro, romã, kiwi, framboesa, laranja, limão, maçã, marmelo, pera, tangerina, amêndoa, avelã, castanha, noz e pinhão;

LEGUMES: abóbora, acelga, agrião, aipo, alface, alho francês, batata nova, beldroegas, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, chicória, couves, endívia, espinafre, funcho, grelos, nabiças, nabo, rabanete, rábano, repolho, rúcula, rutabaga, salsifri.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.