Apoio em equipamentos e eficiência energética para agricultores

Foto horticulture-2779709_1280/ Pixabay
O Governo criou um apoio financeiro destinado a investimentos em equipamentos e infraestruturas de eficiência energética, produção e armazenamento de energia no setor agrícola. A medida conta com uma dotação global de 15 milhões de euros assegurada pelo Fundo Ambiental e operacionalizada pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP)
O apoio dirige-se a produtores agrícolas e agropecuários, cooperativas, associações, organizações de produtores e associações de regantes, visando a modernização das explorações, a redução dos consumos energéticos, a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e o reforço da utilização de energia de fontes renováveis.
O financiamento é concedido a fundo perdido, através do reembolso dos investimentos realizados, podendo atingir até 100% do valor apoiado. As candidaturas a este apoio poderão ser feitas no portal do IFAP, de acordo com os termos e os prazos a definir num aviso a publicar no site do Fundo Ambiental, informou o Ministério do Ambiente em comunicado.
Outros artigos que lhe podem interessar