Conselho e Parlamento Europeu chegam a acordo sobre novas técnicas genómicas

FOTOGRAFIA MANFREDRICHTER/ PIXABAY
O Conselho da UE e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo provisório tendo em vista um quadro regulatório para Novas Técnicas Genómicas (NTG). Objetivo é aumentar a competitividade do setor agroalimentar
Com o acordo, pretende-se também aumentar a segurança alimentar e reduzir dependências externas. A regulação visa assegurar uma proteção robusta para a saúde humana e animal e também para o ambiente.
O acordo provisório garante um processo simplificado para as plantas NTG, equivalente ao das plantas convencionais, e também dá resposta a preocupações sobre propriedade intelectual e acesso a sementes.
O conceito de NTG abrange uma variedade de técnicas que adaptam as sementes de formas que também podem ocorrer na natureza. Através destas técnicas, podem ser desenvolvidas variedades melhoradas de plantas com características que respondam aos desafios do setor agroalimentar, como maior resiliência aos efeitos das alterações climáticas, como secas ou cheias, e menor necessidade de recorrer a fertilizantes e pesticidas.
Outros artigos que lhe podem interessar