FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Primeira conferência virtual da Interroll

A Interroll organizou hoje, dia 2 de julho, a sua primeira conferência virtual, onde explicou a sua área de atuação, estratégias para Portugal e Espanha, os efeitos da pandemia da Covid-19 na empresa e, acima de tudo, apresentou o seu sistema MPP, uma das grandes inovações da empresa.

Interroll

Carlos Álvarez García-Luján, CEO da Interroll Espanha S.A., e Eduardo Comadrán, gestor de subsistema da Interroll Espanha S.A., destacaram as últimas tendências e projetos no mercado intralogístico espanhol e português. Durante a conferência de imprensa, a Interroll ofereceu, ainda, uma transmissão ao vivo do seu Centro de Excelência em Manuseamento de Paletes na Alemanha, para os participantes terem a oportunidade de visualizar o MPP em ação.

O novo CEO da Interroll Espanha abriu o evento, dando as boas-vindas a todos os presentes e explicando como a sessão iria decorrer. Em seguida, começou por realizar uma breve introdução do Grupo Interroll, destacando que esta se revela enquanto «a única empresa do setor que está presente em países de todos os continentes», algo que se revelou fulcral e «demonstrou a importância de estar presente globalmente» devido à pandemia da Covid-19.

Após a sua introdução, os participantes acederam a um vídeo que resumia a existência da Interroll até à data. O Grupo é o principal fornecedor global de soluções de manuseamento de materiais em diversos setores. Fundada em 1959, a empresa fornece aos integradores de sistemas e OEMs uma ampla variedade de produtos e serviços baseados em plataforma nas seguintes categorias: rolos (rolos transportadores); drives (motores e acionamentos) para sistemas de transporte;, transportadores e classificadores, bem como fluxo de paletes e caixas de papelão (sistemas de armazenamento de fluxo).

Entre os usuários finais da empresa, estão marcas líderes como Amazon, Bosch, Coca-Cola, DHL, Nestlé, Procter & Gamble, Siemens, Walmart e Zalando. Sediada na Suíça, a Interroll possui uma rede global de 34 empresas, a Interroll emprega mais de 2 400 colaboradores e detém 16 fábricas. Atualmente conta com 28 mil clientes, tendo atingindo a marca de 525,5 milhões de euros em vendas no último ano de 2019.

Após a apresentação do Grupo Interroll, Carlos Álvarez García-Luján apresentou a estratégia para Portugal e Espanha. Estando no Grupo há cerca de 11 meses, após a jubilação de Ramón Rovira, o CEO destacou que existiu uma «mudança no conceito de colaboração entre clientes e a empresa», sendo que o objetivo se focou em criar uma relação ainda maior de parceria, tendo por base certas formações técnicas sob o mote de «transmitir o conhecimento que temos e as escolhas de negócio futuras», explicou.

O CEO acrescentou que a Interroll continua com «disponibilidade total» para com os seus clientes e parceiros, seja em termos de promoção de formações, seja em ajudas na adaptação dos equipamentos aos seus diversos pedidos. Nesse sentido, antes do despontar da pandemia sanitária, foram organizadas formações técnicas de Ad-hoc para os clientes nas suas oficinas/fábricas, assim como na Academia Interroll

Além disso, tem existido um desenvolvimento dos serviços da empresa. Segundo Carlos Álvarez García-Luján, «para existir uma relação de parceria, é necessário oferecer um serviço e não só um produto». Também nessa ordem de ideias foi desenvolvido um serviço de supervisão de montagem e comissionamento, bem como de manutenção preventiva de subsistemas.

O CEO da Interroll Espanha explicou que «o foco está presente nas alianças e colaborações», tendo ocorrido uma aceleração na estratégia de aliança/colaboração a nível da empresa, assim como no programa Rolling on Interroll (ROI).

Efeitos da pandemia da Covid-19 na Interroll em Espanha e Portugal

Sobre as consequências que a pandemia sanitária trouxe, o CEO de Espanha afirmou que «nunca encerramos, estivemos sempre a trabalhar a 100%, quer em teletrabalho, quer com o serviço de manutenção a funcionar», com o objetivo de «ajudar as empresas que eram críticas, como as empresas do setor agroalimentar». Além disso, viu esta situação como uma oportunidade de «descobrimos que o que fazemos tem um valor ainda mais especial», pois permitiram que muitas cadeias de valor essencial fossem asseguradas. Existiram dificuldade causas pela rutura da cadeia de abastecimento, mas a Interroll foi capaz de contornar as respetivas.

A Covid-19, como em outras empresas por todo o globo, conduziu à aceleração da estratégia digital da entidade, que começou a realizar webinars e e-learnings; desenvolveu a eShop; entre outros. Ocorreu, ainda, uma adaptação ao momento vivido das instalações e dos meios de transporte e entrega de produtos.

Em termos económicos, o CEO espanhol destacou que o mês do junho foi igual ao do ano passado, o que demonstra uma aceleração, prevendo um crescimento económico para 2021, mesmo face à pandemia. 

Plataforma de Transporte Modular de Paletes (MPP)

As soluções de manuseamento de paletes totalmente automáticas atuam enquanto divisor de águas em todos os setores. Com um stacker crane para armazenamento dinâmico e um transfer car, que permitem o armazenamento e a recuperação rápida e segura de até 100 paletes por hora, a Interroll expandiu a sua Plataforma de Transporte Modular de Paletes (MPP), um sistema modular flexível para transporte automatizado de paletes. Durante o evento, foi realizado um livestream a uma das fábricas alemãs que permitiu aos participantes compreender como os equipamentos funcionam e se conectam entre si, possibilitando o alto desempenho de todo o sistema.

Foi dado um especial enfoque ao stacker crane e ao transfer car, devido aos seus benefícios que proporcionam um fluxo contínuo de material com paletes para as empresas que utilizem estas soluções. Acaba por se revelar uma tecnologia integrada, acelera processos e diminui custos. 

O MPP é complementado pelo novo carro de transferência para transporte rápido de paletes, que alcança até 5 metros por segundo, permitindo que distâncias ainda maiores sejam superadas de maneira rápida e confiável, por exemplo, na área de preparação da rota ou na conexão entre armazém e produção. O carro de transferência pesa apenas 275 kg e, graças ao conceito de acionamento inteligente, não requer um gabinete de controlo para a conexão elétrica.

Em relação ao guindaste empilhador, este foi projetado para se conectar o com o sistema de armazenamento Pallet Flow da Interroll, revelando-se extremamente eficiente em termos de energia. A altura total é de 12 metros, a velocidade de deslocamento horizontal é de 3 metros por segundo e a velocidade de elevação é de 0,8 metros por segundo. Atualmente, pode aguentar europaletes até 1 000 kg, com um rendimento aproximado de 100 paletes por hora. O sistema está equipado com um controlo de velocidade de elevação integrado e sistemas de travagem. Devido ao design modular e pré-montado da construção em aço, o guindaste empilhador requer pouca manutenção e é fácil de entregar e instalar.

Após a apresentação, Eduardo Comadrán, gestor de subsistema da Interroll Espanha, apresentou os benefícios do MPP. O orador começou por destacar a sua leveza, o que o torna mais eficiente e rápido. Além disso, o MPP está «preparado para uma grande variedade de paletes, sejam estas fechadas, de plástico, entre outras. É, ainda, um sistema que se pode complementar e adaptar pouco a pouco, apresentando uma grande versatilidade ao permitir uma série de adições que se adapam aos que as empresas necessitam de forma específica. Além disso, os equipamentos possuem uma longa vida útil, proporcionando retorno para as empresas, e necessitam de baixa manutenção. 

Além disso, Eduardo Comadrán compartilhou impressões sobre o Pallet Control + Multi Control da Interroll, que se adapta às novas necessidades da indústria 4.0, e o Interroll Pallet Flow. Foram apresentados dois casos estudos. O primeiro, na Suiça, na Pearlwater, hoje em dia prepara 2 000 paletes diariamente, dando uma volta completa ao armazém. Tal é possibilitado pelo sistema instalado pela Interroll. 

O gestor de substistema da Interroll Espanha também abordou o novo High-Perfomance Cross Belt Sorter da Interroll, capaz de lidar com até 20 000 mercadorias transportadas por hora. Esta nova solução também permite que mercadorias muito maiores e mais pesadas sejam classificadas e tem muitas mais vantagens. 

A apresentação culminou com um momento de questões por parte dos participantes. A iniciativa do Grupo Interroll revelou-se um sucesso e possibilitou conhecer o trabalho da empresa a fundo.