FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Premios Mezquita: X Concurso Ibérico de Qualidade de Azeites Virgem Extra

Os Prémios Mezquita Azeites (EVOOs Mosque Awards) comemoram, este ano, a 10ª edição deste concurso ibérico, sendo a mesma dedicada a Portugal, com realização das provas pelo júri, de composição ibérica realizada em Beja. A 10ª edição do Concurso Ibérico Prémios Mesquita Azeites será realizada em Beja, sendo toda a tramitação processual realizada em Córdoba, nomeadamente a receção e classificação de amostras que, uma semana antes, serão levadas à cidade alentejana, capital do azeite de Portugal.

A Academia do Vinho de Córdoba, presidida pelo ilustre cordovês D. Manuel Mª López Alejandre – investigador, autor de livros técnicos e professor com larguíssima experiência – é uma associação sem fins lucrativos cujos objetivos principais são: divulgar a cultura milenar de dois produtos agroindustriais milenares, como o azeite extra virgem e o vinho; promover o seu consumo moderado; e destacar, sobretudo, os valores de todos os que são produzidos em Espanha e Portugal. Para tal, tem vindo a organizar cursos de formação, ciclos de conferências, viagens técnicas e outras atividades complementares.

No entanto, tem como atividades fundamentais a organização de dois concursos ibéricos de qualidade sob a designação de Prémios Mezquita, concursos de vinhos e azeites virgem extra, ambos de reconhecido prestígio por produtores e consumidores. 

A informação sobre este evento chega periodicamente a mais de 8 000 adegas e mais de 2 000 lagares em Espanha e Portugal, por email e através dos meios de comunicação social, especialmente os especializados. À semelhança do que acontece com os vinhos, o número de participantes com amostras de azeites tem vindo a aumentar, desde a sua primeira edição.

Uma das suas singularidades é que apenas os azeites extra virgem embalados podem participar, não sendo admitidos conjuntos ou lotes armazenados em grandes volumes. Neste sentido, e em absoluta defesa do consumidor, as medalhas dos Prémios Mezquita Azeites são atribuídas, exclusivamente, aos azeites que podem ser adquiridos no mercado. 

A ASAE participará com 12 provadores da Câmara de Provadores de Azeites do LSA – Laboratório de Segurança Alimentar, sendo o único laboratório português de controlo oficial, acreditado para análise sensorial de azeite virgem, desde 2013, bem como reconhecido pelo COI – Conselho Oleícola Internacional, para análises sensoriais e físico-químicas em azeites.

Em 2024, os Prémios Mezquita Vinhos celebrarão a sua 30ª edição, sendo o concurso de vinhos mais antigo de Espanha.