FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

igus cria novos casquilhos lineares para veios cilíndricos

Para aplicações com elevada precisão, a igus desenvolveu a série W360CM de casquilhos lineares. Os novos casquilhos lineares em polímero têm um alojamento em alumínio e um revestimento fino interior em polímero que assegura um funcionamento suave e silencioso combinado com uma elevada rigidez e duração de vida.

Os casquilhos quase não têm folga e permitem movimentos precisos. Graças à utilização de polímeros de elevada performance iglidur W360, não é necessária lubrificação externa. As dimensões das novas séries correspondem às dos casquilhos metálicos, de modo a que possam ser facilmente substituídos 1:1.

As guias lineares são utilizadas sempre que bens ou objetos precisem de ser deslocados linearmente de A para B, ou quando é necessário realizar pequenos ajustes a equipamentos ou máquinas. Por norma, a precisão desempenha um papel importante, por exemplo em mesas de microscópio ou em equipamento de raios X. Como tal, a igus, especialista em motion plastics, desenvolveu agora a série de casquilhos lineares W360CM. Asseguram a mais elevada precisão e rigidez nas guias lineares drylin R. Os elementos deslizantes de longa duração dos casquilhos são caracterizados por uma espessura de parede fina e altamente resistente. São produzidos de forma económica por injeção a partir do polímero de elevada performance iglidur W360. O material permite um funcionamento muito silencioso e suave. A temperatura de funcionamento situa-se entre 0-50 graus Celsius. Devido à espessura fina da parede e à maior resistência do material, os casquilhos lineares asseguram uma folga baixa no ponto de operação devido à reduzida elasticidade. Os novos casquilhos - como todos os casquilhos da igus - são isentos de lubrificação e, portanto, isentos de contaminação e manutenção.


Novos casquilhos em polímero convencem no teste

Os casquilhos lineares W360CM podem ser facilmente montados em todas os alojamentos drylin, bem como em todos os recipientes standard para casquilhos lineares. Isto significa que as soluções baseadas em esferas podem ser convertidas diretamente utilizando a solução isenta de manutenção. A construção dos novos casquilhos lineares é simples: as películas deslizantes são pressionadas através de pinos à pressão inseridos nas ranhuras internas do alojamento. Assim, as películas ficam fixas mesmo sob cargas e temperaturas elevadas. A nova série drylin R também foi capaz de convencer em testes no laboratório interno de 3.800 metros quadrados da igus em Colónia. As medições para verificar a folga do patim e precisão dos casquilhos mostraram que os casquilhos da série W360CM tiveram um desempenho muito melhor do que os casquilhos lineares com revestimento interior.