FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Descoberta alternativa à Celulose a partir de Bactérias do Solo

celulose

Uma equipa de investigadores descobriu um novo polissacarídeo, um ß-glucano parecido com a celulose e que poderá ter aplicações nos setores químico, sanitário e alimentar. O estudo, publicado no último número da revita Procedings da National Academy of Sciences, mostra a nova estrutura química deste biopolímero, assim como os mecanismos bioquímicos que controlam a sua produção, realizada por um grupo de bactérias do solo benéficas para as plantas. Um método de produção de elevadas quantidades e alta pureza deste polissacarídeo já foi patenteado pelo CSIC (Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha) e pela Universidade de Sevilha.

Alternativa à celulose

A celulose é o polímero orgânico mais abundante na natureza e constitui a maior parte da fibra vegetal. A celulose e os seus derivados têm multiplos usos como componente principal do papel ou de tecidos como o algodão e o linho. Também algumas bactérias produzem celulose quimicamente idêntica à das plantas, que pela sua pureza e propreidades cristalinas tem importantes aplicações na medicina.

O polissacarídeo agora descoberto forma também fibras parecidas com a celulose. “O novo ß-glucano de ligações mistas possui algumas propriedades similares à celulose, como a sua insolubilidade na água, mas também apresenta características próprias, como ser mais solúvel em ambientes orgâncios. Isto permitirá novos usos e aplicações relativamente À celulose. Para além disso, partilha propriedades com outras biomoléculas, como as que compõe a chamada fibra de aveia, de uso crescente em nutrição e dietética”, explica o investigador do CSIC.

Ler aqui.