Mercadona reforça a sua aposta na economia circular
A empresa Mercadona implementou agora a sua Estratégia 6.25, que define seis ações com um triplo objetivo até 2025.

“Dizer Sim a Cuidar mais do Planeta” foi o compromisso que assumiu Juan Roig, presidente da Mercadona, no dia 10 de março, aquando da apresentação dos resultados anuais da empresa. Reforçando o objetivo de reduzir e reciclar, a empresa aposta numa estratégia global, denominada Estratégia 6.25, que envolve a promoção da Economia Circular, com vista à diminuição significativa de plástico em toda a empresa, evitando que se converta em desperdício.
Esta estratégia materializa-se na implementação de seis ações para alcançar um triplo objetivo até 2025. São seis as ações que materializam a Estratégia 6.25 da Mercadona:
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Eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções (até ao final de 2020);
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Eliminar os descartáveis de plástico de uso único (até ao final de 2020);
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Diminuir em 25% o plástico das embalagens (até 2025);
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Promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis;
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Reciclar os resíduos de plástico gerados nas lojas; e
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Formar e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens quer nas lojas.
Em 2025, a Mercadona pretende atingir um triplo objetivo:
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Reduzir 25% do plástico;
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Todas as embalagens de plástico recicláveis e
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Reciclar todos os resíduos de plástico.
Margarita Muñoz, diretora de Responsabilidade Social da Mercadona, destaca que «na Mercadona reciclamos 100% das embalagens de cartão e plástico que usamos. São 220 000 toneladas que têm assim uma segunda vida nas nossas lojas, em forma de sacos de compras ou caixas de leite».
Um longo compromisso com o ambiente
O Sistema de Gestão Ambiental da empresa promove uma logística sustentável, maior eficiência energética, a gestão responsável dos resíduos, a produção sustentável e, obviamente, a redução do plástico.
A Mercadona é, desde 2009, membro do Fórum Europeu de Distribuição para a Sustentabilidade (REAP), um organismo copresidido pela Comissão Europeia, no qual todos os participantes são auditados periódica e externamente em matéria de sustentabilidade. Além disso, desde 2011, é membro do Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.
Em Portugal, integra o Pacto Português para os Plásticos, plataforma colaborativa que pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos, iniciativa liderada pela Smart Waste Portugal, da qual a Mercadona também faz parte.
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